O concerto destacará dois aspectos:
1) os setores da orquestra separadamente – cordas e sopros, valorizando os instrumentos não só em termos coletivos, mas também individualmente, ou em pequenos grupos, como o número inicial, mais camerístico, a cargo de um duo violino e piano;
2) Música descritiva (que retrata uma determinada paisagem).
PROGRAMA
Beethoven – Sonata Primavera Op. 24 no. 5 para violino e piano. 1º. Movimento: Allegro. Violino: Lucas Moraes. Piano: Beto Lopes. A sonata, logo no início, traz um tema que sugere um dia ensolarado, com o frescor da primavera, segundo os primeiros ouvintes dessa peça.
Maia e Soledad – Medley de dois temas primaveris para quinteto de sopros com contrabaixo. Arranjo: Beto Lopes
Vivaldi – Primavera, de As Quatro Estações RV 269. 1º. Movimento: Allegro; 2º. Movimento: Largo; 3º. Movimento: Danza Pastorale. Solistas: Matheus, Bruno Rabello e Vinícius Mendes. Na Primavera de Vivaldi (para orquestra de cordas), o tema da estação é tão forte que as cenas chegam a ser descritas na própria partitura.
Grieg – A Última Primavera Op. 34. A sensação é de uma paisagem nórdica, com seus fiordes e a cor primaveril, mas cercada de uma certa nostalgia.
Larry Clark – Engines of Resistence. A peça descreve uma situação agitada, em contraste com outra, um pouco mais mais tranquila. Ambas são conduzidas por um elemento motor nos violinos e na flauta, que liga o choque entre os dois temas.
Kurt Mosier – Danza da Ballo. Nessa peça moderna, o cenário é de uma dança agitada e instigante, numa alternância constante na fórmula de compasso e com ausência de cadências convencionais, num discurso musical com frases e períodos incomuns.
DATA E HORÁRIO
23/09, às 16h30
LOCAL
Teatro Armênio Mendes
Centro Cultural Português
Rua Amador Bueno, 188 – Centro – Santos.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Prof. Me. Manoel Roberto Lopes
Coordenador do Projeto Cultural
Telefone: 3205-5555 – ramal 1447
E-mail: betolopes@unisantos.br