Encontro: A Importância do Dia Municipal da Conscientização e Combate ao Capacitismo. Lei n° 4461/2024

Evento em comemoração à Luta da Pessoa com Deficiência: A importância da Conscientização e Combate ao Capacitismo para promover reflexões e apresentar relatos de atuação de psicólogas com deficiência e/ou que atuam diretamente com a população atípica.

DATA E HORÁRIO
23/11, das 9h às 12h

INSCRIÇÃO

PROGRAMAÇÃO
9h às 9h30
Abertura
Mediadora: Marcia Ester Caldas dos Santos – Psicóloga. Graduada na UniSantos. Pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional. Atuou em clínica, escola, Fundação Casa e SUAS, na Prefeitura Municipal de Santos. Atua como dirigente sindical no Sindserv-Santos e subcoordenadora da Comissão Gestora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira.

9h às 9h30
Palestras
Prof. Me. José Ricardo Portela
Psicólogo. Possui especialização em Neurociência e Gestão de Saúde no Sistema Prisional – UFMS. Mestre em Ciências da Saúde. Atua na gestão de saúde na Atenção Básica no sistema prisional. Coordenador da Comissão Gestora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do CRP SP.

Wagner Ferreira da Silva
Psicólogo. Possui graduação em Psicologia na UniSantos. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atuou em acolhimento institucional e serviços da Assistência Social da Prefeitura de Santos. Dirigente sindical no Sindserv-Santos e membro da Comissão Gestora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do CRP SP.

9h40 às 09h50
Profª. Me. Flávia Henriques
Psicóloga. Graduação em Psicologia pela UniSantos. Ggraduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UniSantos. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Escolar, e em Administração de Unidades Educativas. Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde e coordenadora do Curso de Psicologia da UniSantos.

9h50 às 10h
Rosemary Alonso da Silva
Presidente Fundadora da APPC – Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral de Santos. Presidente do Centro Interdisciplinar de Educação Especial Simone Horcel. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santos (Condefi).

10h às 10h30
Luciano Marques de Souza
Cadeirante. Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Santos (Condefi). Ex-coordenador Municipal de Defesa de políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência.

10h30 às 11h
Profª. Me. Jeniffer Farias de Souza
Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela UniSantos. Professora na Universidade Anhanguera, em São Bernardo do Campo – São Paulo. Ativista pelos direitos das pessoas com deficiência através da arte.

10h30 às 11h
Danielle R. de Amorim Freitas
Psicóloga. Atendimento clínico a crianças, adolescentes e adultos. Atuação em projetos de inclusão social para pessoa com deficiência através de orientação familiar, inclusão escolar e mundo do trabalho. Acompanhamento, orientação, formação de profissionais, adequação de função e atividades em escolas e empresas para promover maior acessibilidade. Membra da Subcomissão Estadual da Pessoa com Deficiência do CRP.

11h às 11h30
Prof. Me. Wagner José Tedesco
Doutorando em Saúde Coletiva. Mestre em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas. Psicólogo pela UniSantos. Pós-graduado em Psicologia Organizacional. Coordenador das Clinicas de Psicologia da UniSantos. Coordenador do Programa de Desenvolvimento para Inclusão Profissional de Pessoas com TEA (PIP TEA). Professor dos cursos de graduação em Psicologia e Publicidade e Propaganda. Supervisor de Estágios. Diretor do Grupo NPO – Consultoria em Gestão de Pessoal e Organizações.

11h30 às 12h
Danielle R. de Amorim Freitas

12h às 13h
Debate e Considerações finais

OUTRAS INFORMAÇÕES
Profª. Me. Flávia Henriques
Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde e coordenadora do Curso de Psicologia da UniSantos
E-mail: dir.csas@unisantos.br

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!