Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Filosofia - 6º SEMESTRE
Título: As Contribuições de Aristóteles para o Desenvolvimento da Lógica
Objetivos: Aristóteles é um nome incontornável na história da lógica. Sua lógica, lastreada fortemente na noção de silogismo, foi considerada durante muitos séculos um modelo para a construção de argumentos. Como exemplo da sua influência ao longo da história, pode-se citar a avaliação que Kant faz da lógica aristotélica na sua Crítica da Razão Pura, publicada no fim do século XVIII. Segundo a opinião de Kant, a lógica nasceu pronta pelas mãos de Aristóteles. Aos séculos coube apenas a tarefa de aprimorá-la e preencher os detalhes. Tal juízo de Kant, no entanto, provou-se falso devido aos avanços que foram promovidos na lógica a partir do século XIX, em especial pelos trabalhos de filósofos como Gottlob Frege (1848-1925), Bertrand Russell (1872-1970) e Ludwig Wittgenstein (1889-1951). É importante anotar que no cenário nacional o brasileiro Newton da Costa (1929-2024) foi fundamental no desenvolvimento da lógica paraconsistente. Após terem se dedicado ao estudo da lógica aristotélica no primeiro semestre de graduação na disciplina Lógica Clássica, no sexto e último semestre de graduação os alunos entrarão em contato com os desdobramentos contemporâneos da lógica. O presente PCG busca permitir que os alunos, através de uma perspectiva de contraste entre as contribuições de Aristóteles e a lógica contemporânea, possam dimensionar histórica e filosoficamente tanto o legado da lógica aristotélica quanto o desenvolvimento recente da lógica.
Título: Complemento e crítica na história da filosofia II
Objetivos: Este projeto é uma continuidade do projeto 'Complemento e crítica na história da filosofia' do quinto semestre. De fato, após o desenvolvimento da pesquisa temática na área de metafísica realizado no segundo, terceiro e quarto semestres do curso de filosofia, e o início da pesquisa, no quinto semestre, que buscou uma maior abertura com uma proposta dialógica do período da Antiguidade e da Idade Média com os séculos XIX e XX, neste projeto, iremos continuar essa última investigação. Assim, após o conhecimento expositivo e argumentativo em metafísica, o aluno já possui certas bases para iniciar uma pesquisa de resgate, complemento e crítica diante desses grandes períodos da filosofia. Desta forma, pedagogicamente, o aluno segue a pesquisa de sustentar certa atualidade de um tema filosófico. Além disso, este projeto auxilia a formação e o entendimento das disciplinas "Filosofia clássica atual¿ e "Estética¿, conforme a multiplicidade dos debates filosóficos acerca de diferentes períodos históricos.
Título: Liberdade e Cidadania na Filosofia Política Contemporânea
Objetivos: A questão da Liberdade vem sendo extensamente debatida nos dias atuais, tanto intramuros acadêmicos quanto extramuros. Mas o que vem a ser realmente a "Liberdade"? A proposta é fazer com que o aluno pense o tema da "Liberdade" ausente de ambiguidades e vaguezas interpretativas, ressaltando seu sentido forte a partir de seu conceito filosófico. Nesse sentido, por que articulá-la ao tema da "Cidadania"? Em que sentido esses conceitos são complementares? A partir de uma extensa bibliografia primária e secundária pode-se desenvolver o tema proposto, pensando-o à luz da realidade social contemporânea.