Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Enfermagem - 6º SEMESTRE
Título: A Atuação da Psicologia no Tratamento de Pacientes com Transtorno de Ansiedade
Objetivos: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2022), os transtornos de ansiedade representam um dos problemas de saúde mental mais comuns em todo o mundo, afetando milhões de pessoas e gerando impacto significativo na qualidade de vida. A psicologia, com seus diversos enfoques teóricos e metodológicos, tem se mostrado uma das principais áreas no manejo e tratamento desse transtorno. Diversas abordagens psicológicas, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a terapia de aceitação e a psicanálise, são utilizadas no cuidado de pacientes com transtorno de ansiedade. Contudo, a eficácia dessas intervenções e o desenvolvimento de novas técnicas continuam sendo temas relevantes para a comunidade científica. O Transtorno de ansiedade tem aumentado consideravelmente, especialmente em contextos de mudanças rápidas na sociedade como a pandemia, incertezas econômicas e crises globais. Com o crescimento da demanda por tratamentos psicológicos eficazes, torna-se necessário um levantamento e análise dos principais métodos psicológicos utilizados e suas respectivas eficácias. A revisão da literatura é importante para reunir e consolidar o conhecimento existente, identificando lacunas e apontando direções futuras para a pesquisa e prática clínica.
Título: A PREVALÊNCIA DAS INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS A ATENÇÃO PRIMÁRIA
Objetivos: As Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) são problemas de saúde atendidos por ações típicas do primeiro nível de atenção e cuja evolução, na falta de atenção oportuna e efetiva, pode exigir a hospitalização, como pneumonias bacterianas, complicações da diabete e da hipertensão, asma, entre outros. Tais hospitalizações servem de instrumento para a avaliação e monitoramento da efetividade desse nível do sistema de saúde. O acesso inadequado e a falta de adesão ao tratamento como medicamentos, vacinas, práticas de atividade física e alimentação, podem gerar um processo incapacitante, afetando a funcionalidade das pessoas idosas, ou seja, dificultando ou impedindo o desempenho de suas atividades cotidianas de forma independente. É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. No trabalho das equipes da Atenção Básica/Saúde da Família, as ações coletivas na comunidade, as atividades de grupo, a participação das redes sociais dos usuários são alguns dos recursos indispensáveis para atuação nas dimensões cultural e social. (BRASIL, 2006). Sendo assim, os profissionais da Atenção Básica/Saúde da família devem dar orientações gerais relacionadas à alimentação da pessoa idosa, em especial nas situações de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e hipercolesterolemia. (BRASIL, 2006). Ainda, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (BRASIL, 2023), as vacinas que são recomendadas à pessoa idosa, e ofertadas pelo SUS são: Influenza, Pneumocócica 23, Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) ¿ dTpa ou dTpa-VIP Dupla adulto (difteria e tétano) ¿ dT, Hepatite B e Febre Amarela.
Título: Homeopatia seria uma prática clínica com embasamento científico
Objetivos: Tem ocorrido uma extensa investigação sobre a eficácia da homeopatia, pois um segmento dos pesquisadores alertam sobre a precarização de evidências de boa qualidade de que a homeopatia seja eficaz como tratamento para qualquer condição de saúde.