Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Publicidade e Propaganda - 6º SEMESTRE
Título: Análise de Peças Publicitárias
Objetivos: A Publicidade e a Propaganda têm por objetivo a persuasão de sua audiência por meio da Comunicação, seja no campo das ideias ou no campo mercadológico. Para tanto, é necessário uma argumentação, racional ou emocional, que se apoia primordialmente em signos e imagens. É possível, portanto, identificar as estratégias empregadas em campanhas de Publicidade e Propaganda, fazendo uma análise da comunicação oral e/ou escrita de peças de uma campanha. Nesse projeto de pesquisa, os estudantes deverão efetuar uma análise minuciosa das campanhas, embasada na ampla bibliografia da área, a fim de identificar o público-alvo, as estratégias, o posicionamento de marca e o objetivo de comunicação de uma ou mais campanhas de uma empresa/marca.
Título: Estudo das Estratégias de Propaganda por meio da Análise de Peças Publicitárias
Objetivos: A Publicidade e a Propaganda têm por objetivo a persuasão de sua audiência por meio da Comunicação, seja no campo das ideias ou no campo mercadológico. Para tanto, é necessário uma argumentação, racional ou emocional, que se apoia primordialmente em signos e imagens. É possível, portanto, identificar as estratégias empregadas em campanhas de Publicidade e Propaganda, fazendo uma análise da comunicação oral e/ou escrita de peças de uma campanha. Nesse projeto de pesquisa, os estudantes deverão efetuar uma análise minuciosa das campanhas, embasada na ampla bibliografia da área, a fim de identificar o público-alvo, as estratégias, o posicionamento de marca e o objetivo de comunicação de uma ou mais campanhas de uma empresa/marca.
Título: Estudo das Estratégias de Propaganda por meio da Análise de Textos de Peças Publicitárias
Objetivos: A Publicidade e a Propaganda têm por objetivo a persuasão de sua audiência por meio da Comunicação, seja no campo das ideias ou no campo mercadológico. Para tanto, é necessário uma argumentação, racional ou emocional, que se apoia primordialmente no Trivium (Gramática, Dialética e Retórica). É possível, portanto, identificar as estratégias empregadas em campanhas de Publicidade e Propaganda, fazendo uma análise da comunicação oral e/ou escrita de peças de uma campanha. Nesse projeto de pesquisa, os estudantes deverão efetuar uma análise minuciosa dos texto das campanhas, embasada na ampla bibliografia da área, a fim de identificar o público-alvo, as estratégias, o posicionamento de marca e o objetivo de comunicação de uma ou mais campanhas de uma empresa/marca.
Título: Resgate História e Memória dos Bairros da Cidade de Santos
Objetivos: O PCG dos curso de Publicidade e Propaganda neste 6º semetre de 2024, se propõe a resgatar a memória e a história dos bairros que compõe a cidade de Santos. Pesquisar o desenvolvimento econômico e as marcas importantes e famosas de empresas que sustentaram e alavancaram o comércio na região, as características geográficas, e os pontos tradicionais, públicos e turísticos de cada bairro. Essa pesquisa terá como resultado um documento infográfico interativo e poderá será compartilhado para toda sociedade como documento histórico. Os bairros serão definidos por cada grupo de alunos sem possibilidade de repetição de tema. Este PCG será realizado dentro da disciplina de Direção de Arte Digital e terá como princípio a utilização de técnicas da comunicação visual e estética da propaganda como elemento principal para comunicar o objetivo da pesquisa.