Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Publicidade e Propaganda - 2º SEMESTRE
Título: A Ética e a Inteligência Artificial
Objetivos: O projeto tem como foco a iniciação do aluno na pesquisa acadêmica, de modo que ele seja capaz de problematizar temas relevantes aos componentes curriculares envolvidos e fazer revisão bibliográfica.
Título: Comunicação visual em pontos históricos da Cidade
Objetivos: Para embasar este PCG, parte-se do princípio de que os Projetos Pedagógicos devem guiar as ações de pesquisa, no sentido a contribuir para o esforço de formação profissional, no que tange ao perfil do egresso e aos objetivos dos cursos. Neste sentido, o PCG dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Cinema e Audiovisual, no 2º semestre de 2024, abordarão a forma como a informação e a estética são apresentadas ao público nestes locais. Pontos como iconografia, panfletos, vídeos institucionais serão a base para a pesquisa e desenvolvimento do trabalho. Este PCG envolve os seguintes componentes curriculares: FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA DA ARTE e DESIGN E PROJETO GRÁFICO. A partir deste conjunto, serão desenvolvidas pesquisas nos âmbitos do Jornalismo, da Publicidade e do Cinema e Audiovisual, cada qual no seu contexto de atuação. Com isto, estudar como revitalizar e tornar mais dinâmica a comunicação nestes espaços, através de vídeos, folhetos, app etc. Pontos de referência para realização desta atividade: Museu do Café, Museu Pelé, Museu de Pesca, Museu de Arte Sacra, Museu do Porto, Museu Marítimo, Museu do Mar, Museu do Petróleo Museu do Surf, Outeiro de Santa Catarina, Engenho dos Erasmos, Pinacoteca Benedito Calixto.
Título: Comunicação visual nos Pontos Históricos e Turísticos da Cidade
Objetivos: Para embasar este PCG, parte-se do princípio de que os Projetos Pedagógicos devem guiar as ações de pesquisa, no sentido a contribuir para o esforço de formação profissional, no que tange ao perfil do egresso e aos objetivos dos cursos. Neste sentido, o PCG dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Cinema e Audiovisual, no 2º semestre de 2024, abordarão a forma como a informação e a estética são apresentadas ao público nestes locais. Pontos como iconografia, panfletos, vídeos institucionais serão a base para a pesquisa e desenvolvimento do trabalho. Este PCG envolve os seguintes componentes curriculares: FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA DA ARTE e DESIGN E PROJETO GRÁFICO. A partir deste conjunto, serão desenvolvidas pesquisas nos âmbitos do Jornalismo, da Publicidade e do Cinema e Audiovisual, cada qual no seu contexto de atuação. Com isto, estudar como revitalizar e tornar mais dinâmica a comunicação nestes espaços, através de vídeos, folhetos, app etc. Pontos de referência para realização desta atividade: Museu do Café, Museu Pelé, Museu de Pesca, Museu de Arte Sacra, Museu do Porto, Museu Marítimo, Museu do Mar, Museu do Petróleo, Museu do Surf, Outeiro de Santa Catarina, Engenho dos Erasmos, Pinacoteca Benedito Calixto etc.
Título: Comunicação visual nos Pontos Históricos e Turísticos da Cidade-U
Objetivos: Para embasar este PCG, parte-se do princípio de que os Projetos Pedagógicos devem guiar as ações de pesquisa, no sentido a contribuir para o esforço de formação profissional, no que tange ao perfil do egresso e aos objetivos dos cursos. Neste sentido, o PCG dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Cinema e Audiovisual, no 2º semestre de 2024, abordarão a forma como a informação e a estética são apresentadas ao público nestes locais. Pontos como iconografia, panfletos, vídeos institucionais serão a base para a pesquisa e desenvolvimento do trabalho. Este PCG envolve os seguintes componentes curriculares: FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA DA ARTE e DESIGN E PROJETO GRÁFICO. A partir deste conjunto, serão desenvolvidas pesquisas nos âmbitos do Jornalismo, da Publicidade e do Cinema e Audiovisual, cada qual no seu contexto de atuação. Com isto, estudar como revitalizar e tornar mais dinâmica a comunicação nestes espaços, através de vídeos, folhetos, app etc. Pontos de referência para realização desta atividade: Museu do Café, Museu Pelé, Museu de Pesca, Museu de Arte Sacra, Museu do Porto, Museu Marítimo, Museu do Mar, Museu do Petróleo, Museu do Surf, Outeiro de Santa Catarina, Engenho dos Erasmos, Pinacoteca Benedito Calixto etc.
Título: Comunicação visual nos Pontos históricos da Cidade
Objetivos: Para embasar este PCG, parte-se do princípio de que os Projetos Pedagógicos devem guiar as ações de pesquisa, no sentido a contribuir para o esforço de formação profissional, no que tange ao perfil do egresso e aos objetivos dos cursos. Neste sentido, o PCG dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Cinema e Audiovisual, no 2º semestre de 2024, abordarão a forma como a informação e a estética são apresentadas ao público nestes locais. Pontos como iconografia, panfletos, vídeos institucionais serão a base para a pesquisa e desenvolvimento do trabalho. Este PCG envolve os seguintes componentes curriculares: FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA DA ARTE e DESIGN E PROJETO GRÁFICO. A partir deste conjunto, serão desenvolvidas pesquisas nos âmbitos do Jornalismo, da Publicidade e do Cinema e Audiovisual, cada qual no seu contexto de atuação. Com isto, estudar como revitalizar e tornar mais dinâmica a comunicação nestes espaços, através de vídeos, folhetos, app etc. Pontos de referência para realização desta atividade: Museu do Café Museu Pelé Museu de Pesca Museu de Arte Sacra Museu do Porto Museu Marítimo Museu do Mar Museu do Petróleo Museu do Surf Outeiro de Santa Catarina Engenho dos Erasmos Pinacoteca Benedito Calixto
Título: PCG
Objetivos: Realização de um trabalho em parceria com a disciplina Design e Projeto Gráfico, produto, marcas e serviços. Os alunos irão escolher uma empresa e deverão desenvolver as seguintes etapas: 1. Identificação da empresa cliente 2. Identificação de Target 3. Perfil de consumo do Target 4. Criação de uma campanha com pelo menos 03 peças
Título: PCG Ciente Target e Campanha
Objetivos: Realização de um trabalho em parceria com a disciplina Design e Projeto Gráfico, produto, marcas e serviços. Os alunos irão escolher uma empresa e deverão desenvolver as seguintes etapas: 1. Identificação da empresa cliente 2. Identificação de Target 3. Perfil de consumo do Target 4. Criação de uma campanha com pelo menos 03 peças
Título: ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL- DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO PROFISSIONAL
Objetivos: A aplicação de Inteligência Artificial (I.A.) em diversas áreas da vida (pessoal, acadêmica, profissional, serviço público etc) traz uma série de desafios éticos. Isso porque, dada a natureza dos produtos e serviços desenvolvidos por essas ferramentas tecnológicas, é cada vez mais difícil entender e regular os mecanismos de produção, disseminação e uso das I.As. Com isso, estamos assistindo a uma espécie de adesão involuntária e compulsória à presença das I.As em todas as instâncias da vida sem que estejam claro os mecanismos e possibilidades de controle ou de responsabilização civil por eventuais consequências negativas para a pessoa ou para a coletividade. Esta pesquisa busca explorar as questões éticas associadas ao desenvolvimento, disseminação e uso da I.A. Considerando a importância da Ética nas relações humanas, e em qualquer campo profissional, o estudo se concentrará em aspectos como privacidade, transparência, responsabilidade, viés algorítmico (presença de preconceitos e distorções nos resultados de sistemas de inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina), e impacto social. A pesquisa também analisará as diretrizes e regulamentações atuais e proporá recomendações para uma governança ética da IA
Título: Ética e as dimensões culturais
Objetivos: A proposta desse PCG é trazer o tema da Ética em suas múltiplas dimensões culturais, não apenas em função da Ética Profissional, mas também na prática da Ética em experiências cotidianas mediadas por produtos culturais, como o cinema, a propaganda e o jornalismo cultural. A relação com as diversas linguagens apresenta situações e cenários complexos e, também, influencia costumes, transforma tradições, provoca alterações nas visões de mundo. Desse modo, somos convocados a rever escolhas, formas de viver e encarar o cotidiano. Como esse processo relacional influencia nas nossas escolhas, ações e compromissos interpessoais, sociais, ambientais, políticoeconômicos, entre outros?