Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Relações Internacionais - 8º SEMESTRE
Título: Pesquisa Curricularizada da Graduação Análise
Objetivos: Pesquisa Curricularizada da Graduação: Análise
Título: Possibilidades de Transformação de Conflitos Violentos nas Relações Internacionais
Objetivos: A área de Transformação de Conflitos emergiu como um campo crucial na gestão de disputas e na promoção da convivência pacífica (não-violenta) em sociedades contemporâneas. Sua relevância é manifestada em múltiplos níveis, englobando tanto a esfera individual quanto a coletiva, e é particularmente evidente nas suas aplicações em contextos sociais, políticos e econômicos diversos. Em comparação ao campo de Resolução de Conflitos, que visa a abordagem sistemática das disputas por meio de métodos que buscam soluções mutuamente aceitáveis para as partes envolvidas; a área de Transformação de Conflitos abrange questões e abordagens mais amplas, buscando assim superar a resolução pontual de disputas e dar foco a alteração das dinâmicas subjacentes que perpetuam os conflitos. Essa abordagem busca não apenas resolver um conflito específico, mas também transformar as relações e estruturas sociais que o sustentam, promovendo mudanças duradouras e sustentáveis. A área de Resolução e Transformação de Conflitos é de suma importância para o desenvolvimento harmonioso das sociedades contemporâneas. Sua relevância é evidente na promoção da paz, na eficácia organizacional e na educação. Ao abordar os conflitos de forma holística e sustentável, este campo contribui significativamente para a construção de ambientes mais justos e cooperativos, sendo, portanto, um componente essencial para o progresso social e institucional.
Título: Trabalho de Conclusão de Curso Relações Internacionais
Objetivos: Trabalho de Conclusão de Curso: Relações Internacionais
Título: Tópicos Especiais em Relações Internacionais
Objetivos: Após percorrer toda a trajetória de graduação em Relações Internacionais, os discentes devem ser capazes de analisar tópicos contemporâneos de forma crítica e com embasamento teórico.