Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Letras Português Inglês - 4º SEMESTRE
Título: As afecções na era digital da sociedade da transparência e do controle
Objetivos: Com base no pensamento do filósofo Byung-Chul Han, o projeto PCG visa propor a investigação sobre as afecções na era digital da sociedade da transparência e do controle, possibilitando a reflexão sobre dois aspectos: por um lado, a ideia das afecções na era digital, por outro, a ideia do humanismo integral digital, considerando o novo humanismo segundo o Papa Francisco. A proposta também visa investigar se o marco regulatório da Inteligência Artificial propõe questões para o humanismo digital integral.
Título: Aspectos de literatura língua e didática
Objetivos: O projeto, pautado na continuidade do iniciado no semestre anterior, que visava instigar o discente a refletir e questionar aspectos relacionados à estrutura da língua, pretende estruturar um Projeto de Pesquisa, levando os discentes a incorporarem as contribuições recebidas nas bancas pelas quais passaram na Mostra de Pesquisa (MAP- UNISANTOS) no final do semestre anterior aos temas já iniciados ou a novos temas. Pensar as literaturas, as estruturas linguísticas e a didática para o seu ensino é uma etapa importante na formação do futuro professor. Além disso, o projeto é um importante espaço para incentivar e desenvolver pesquisa.
Título: Conexões na Literatura Africana e Indígena - pressupostos teóricos e prática na sala de aula
Objetivos: O presente projeto de PCG tem o intuito de aprofundar a prática do sentido da pesquisa como processo importante na reflexão dos conhecimentos ensinados e na produção de novos conhecimentos. A vigência da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório, em todas as escolas da Educação Básica, o ensino de história da África e de história e cultura afro brasileira, que posteriormente foi complementada pela Lei 11.645/08, à qual foi acrescentada a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena, como instrumentos importantes no combate ao racismo no Brasil, e, como uma melhor compreensão, respeito e valorização da diversidade e multiculturalidade do povo brasileiro, nos faz refletir e estudar, como estas leis estão sendo implementadas nas escolas da Educação Básica. Tendo, portanto, essas referidas leis como ponto de partida para a reflexão e estímulo à estudos e pesquisas, o presente projeto de pesquisa tem como foco estudar os pressupostos teóricos e filosóficos dessas leis e estabelecer conexões de sentido entre os conteúdos específicos das disciplinas de Literatura Brasileira, Literatura Indígena, Literatura Africana e Afro brasileira, para que os futuros docentes possam propor a inserção de reflexões sobre o tema, e, de atividades práticas criativas na sala de aula, nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, em consonância com as Leis 10.639/03 e Lei 11.645/08. Nesse sentido, o projeto de PCG dá continuidade aos estudos pedagógicos desenvolvidos, até o momento, e avança na direção de que os estudantes compreendam como todos esses aspectos de natureza conceitual e teórica estão presentes formação de uma ação docente competente. Sendo assim, a PCG promove a unidade dialética teoria e prática, legitima a vocação do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, qual seja a formação de professores. Os produtos finais propostos são: a) 1ª. etapa, um relatório parcial de pesquisa aprofundada, com análise crítica reflexiva dos conceitos pedagógicos, sociais, culturais e filosóficos que fundamentam a Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08, com relação aos estudos e ensino das histórias e culturas das Literaturas Africana, Afro brasileira e Indígena, na Educação Básica, bem como, artigos acadêmicos que possam trazer reflexões e exemplos criativos de experiências bem sucedidas sobre a implementação pedagógica desses conteúdos na Educação Básica; b) 2ª. etapa, como resultado dos estudos e das pesquisas efetivadas, realizar propostas de atividades pedagógicas criativas que possam ser aplicadas na sala de aula, no ensino de Literatura Africana, Afro brasileira e Indígena, em diferentes contextos e níveis de ensino, na Educação Básica.
Título: Formação lexical da língua portuguesa do Brasil
Objetivos: O presente Projeto de Pesquisa Curricularizada da Graduação (PCG) é destinado aos alunos do quarto semestre do curso de Letras, direcionado à disciplina Latim e história da língua portuguesa, com a temática específica sobre a formação do léxico da língua portuguesa do Brasil. A língua portuguesa tem sua origem no latim, mas, ao longo do tempo, foi incorporando palavras de diversas origens, como o grego, o árabe, o germânico e, também, de outras línguas, como as indígenas, românicas (principalmente italiana, espanhola e francesa), asiáticas e as africanas, entre outras influências. Assim sendo, este projeto tem o propósito de contribuir para a capacitação do graduando de Letras.