Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Letras Português Inglês - 2º SEMESTRE
Título: Abordagens Pedagógicas e o Desenvolvimento Humano
Objetivos: A Pesquisa Curricularizada da Graduação tem como meta promover o saber, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a integrar o processo formativo nestes três níveis de envolvimento acadêmico. Assim, são integradas as competências profissionais e institucionais com a realização de pesquisa científica, a qual contribui para o desenvolvimento da pessoa humana. Nesse sentido, a pesquisa em Psicologia da Educação, leva os discentes a construírem conhecimento para identificar como as crianças aprendem melhor e formas de aprendizagem significativa. Como consequência, espera-se que reconheçam as abordagens pedagógicas pesquisadas, entre elas: Abordagem Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf, Sociointeracionista, Humanista, Pedagogia Crítica. Essa experiência com a pesquisa científica, de forma sistematizada e rigorosa, impulsiona os discentes para que possam realizar pesquisas com maior autonomia, ampliando o rol de metodologias e aportes teóricos que garantam sua atuação profissional.
Título: Aquisição da Linguagem
Objetivos: O projeto que se propõe visa instigar o discente a refletir e questionar aspectos relacionados à estrutura da língua e à aquisição da linguagem. Parte-se do pressuposto de que as línguas são vivas e orgânicas, mas organizam-se em estruturas e regras que as diferenciam umas das outras. Por esse motivo, pensar as estruturas, as regras e como esses aspectos são adquiridos, processados, ensinados e aprendidos, tanto por falantes nativos como falantes de uma língua estrangeira, é uma etapa importante na formação do futuro professor. Além disso, o projeto é um importante espaço para incentivar e desenvolver pesquisa.
Título: Aspectos da estrutura da lingua e da aquisicao da linguagem
Objetivos: O projeto que se propõe visa instigar o discente a refletir e questionar aspectos relacionados à estrutura da língua e à aquisição da linguagem. Parte-se do pressuposto de que as línguas são vivas e orgânicas, mas organizam-se em estruturas e regras que as diferenciam umas das outras. Por esse motivo, pensar as estruturas, as regras e como esses aspectos são adquiridos, processados, ensinados e aprendidos, tanto por falantes nativos como falantes de uma língua estrangeira, é uma etapa importante na formação do futuro professor. Além disso, o projeto é um importante espaço para incentivar e desenvolver pesquisa.
Título: Aspectos da estrutura da língua e da aquisição da linguagem - questões incipientes
Objetivos: O projeto que se propõe visa instigar o discente a refletir e questionar aspectos relacionados à estrutura da língua. Parte-se do pressuposto de que as línguas são vivas e orgânicas, mas organizam-se em estruturas e regras que as diferenciam umas das outras. Por esse motivo, pensar as estruturas, as regras e como esses aspectos são adquiridos, processados, ensinados e aprendidos, é importante tanto para falantes nativos como falantes de uma língua estrangeira. Além disso, o projeto é um importante espaço para incentivar e desenvolver pesquisa.
Título: Em busca da identidade - Racismo resistencia e memoria
Objetivos: Em busca da identidade: Racismo, resistência and memória, conforme demonstrado no conto Fruit of the Lemon, de Andrea Levy's e no poema Half Caste, de John Agard.
Título: II Em busca da identidade Racismo resistencia e memoria
Objetivos: Em busca da identidade: Racismo, resistência and memória, conforme demonstrado no conto Fruit of the Lemon, de Andrea Levy's e no poema Half Caste, de John Agard.
Título: O Desenvolvimento Humano e as Abordagens Pedagógicas
Objetivos: A Pesquisa Curricularizada da Graduação tem como meta promover o saber, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a integrar o processo formativo nestes três níveis de envolvimento acadêmico. Assim, são integradas as competências profissionais e institucionais com a realização de pesquisa científica, a qual contribui para o desenvolvimento da pessoa humana. Nesse sentido, a pesquisa em Psicologia da Educação, leva os discentes a construírem conhecimento para identificar como as crianças aprendem melhor e formas de aprendizagem significativa. Como consequência, espera-se que reconheçam as abordagens pedagógicas pesquisadas, entre elas: Abordagem Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf, Sociointeracionista, Humanista, Pedagogia Crítica. Essa experiência com a pesquisa científica, de forma sistematizada e rigorosa, impulsiona os discentes para que possam realizar pesquisas com maior autonomia, ampliando o rol de metodologias e aportes teóricos que garantam sua atuação profissional.