Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
História - 2º SEMESTRE
Título: Abordagens Pedagógicas e o Desenvolvimento Humano
Objetivos: A Pesquisa Curricularizada da Graduação tem como meta promover o saber, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a integrar o processo formativo nestes três níveis de envolvimento acadêmico. Assim, são integradas as competências profissionais e institucionais com a realização de pesquisa científica, a qual contribui para o desenvolvimento da pessoa humana. Nesse sentido, a pesquisa em Psicologia da Educação, leva os discentes a construírem conhecimento para identificar como as crianças aprendem melhor e formas de aprendizagem significativa. Como consequência, espera-se que reconheçam as abordagens pedagógicas pesquisadas, entre elas: Abordagem Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf, Sociointeracionista, Humanista, Pedagogia Crítica. Essa experiência com a pesquisa científica, de forma sistematizada e rigorosa, impulsiona os discentes para que possam realizar pesquisas com maior autonomia, ampliando o rol de metodologias e aportes teóricos que garantam sua atuação profissional.
Título: O Desenvolvimento Humano e as Abordagens Pedagógicas
Objetivos: A Pesquisa Curricularizada da Graduação tem como meta promover o saber, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a integrar o processo formativo nestes três níveis de envolvimento acadêmico. Assim, são integradas as competências profissionais e institucionais com a realização de pesquisa científica, a qual contribui para o desenvolvimento da pessoa humana. Nesse sentido, a pesquisa em Psicologia da Educação, leva os discentes a construírem conhecimento para identificar como as crianças aprendem melhor e formas de aprendizagem significativa. Como consequência, espera-se que reconheçam as abordagens pedagógicas pesquisadas, entre elas: Abordagem Tradicional, Construtivista, Montessoriana, Waldorf, Sociointeracionista, Humanista, Pedagogia Crítica. Essa experiência com a pesquisa científica, de forma sistematizada e rigorosa, impulsiona os discentes para que possam realizar pesquisas com maior autonomia, ampliando o rol de metodologias e aportes teóricos que garantam sua atuação profissional.
Título: O aprendizado da História por meio do patrimônio cultural
Objetivos: A Constituição Federal de 1988 ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação, como o Registro e o Inventário ¿ além do Tombamento, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos. No que diz respeito ao patrimônio cultural do Município de Santos, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) é o órgão que define a política municipal de defesa e proteção do patrimônio cultural e natural. Essas considerações são importantes, pois ajudam a compreender a proposta deste projeto de Pesquisa Curricularizada da Graduação (PCG), ou seja, oportunizar aos estudantes do Curso de História o acompanhamento das ações municipais na preservação de seu patrimônio cultural. Para tanto, o Curso de História, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), propõe, por meio do PCG, que os estudantes apreendam as competências do Conselho, entre elas, as de identificar, pesquisar, proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade de Santos (bens de natureza material e imaterial). Mas não só. A pesquisa proposta comtempla entendimentos sobre a atribuição legal do município para fazer a edição de normas de proteção ao patrimônio cultural. Em síntese, o PCG proposto busca desenvolver habilidades voltadas para o processo de preservação do patrimônio cultural, visando fortalecer identidades e garantir o direito à memória, além de evidenciar a importância de formação continuada no desenvolvimento de competências para a preservação, além da valorização de ações que possibilitem disseminar o conhecimento sobre o Patrimônio Cultural.