Pesquisa

Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO

Psicologia - 8º SEMESTRE

Título: Atualidades em avaliação psicológica nos transtornos do neurodesenvolvimento

Objetivos: Considerando-se a avaliação psicológica como prática fundamental para a compreensão dos aspectos afetivo-emocionais a fim de compor as intervenções de crianças e adolescentes com neurodesenvolvimento atípico, o presente projeto de pesquisa visa contribuir para que os discentes ampliem os conhecimentos acerca dos instrumentos e procedimentos psicológicos adequados para a fase do desenvolvimento na qual essa população se encontra, especialmente no que concerne o desenvolvimento atípico como foco da pesquisa. No atual semestre, os componentes Clínica Infantil em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Clínica em Psicologia Analítica, desenvolvem um projeto conjunto levando os discentes a propor temas com vistas à intervenção. Desse modo, os discentes devem elaborar uma pesquisa sustentada pelas disciplinas Clínica Infantil em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Clínica em Psicologia Analítica.

Título: Avaliação psicológica e desenvolvimento atípico durante a infância e adolescência

Objetivos: Na continuidade do projeto iniciado no semestre anterior e considerando-se a importância da prática diagnóstica como subsídio para a proposição de estratégias interventivas no contexto de crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico, o presente projeto de pesquisa leva os discentes a incorporarem as contribuições recebidas e busca ampliar conhecimentos acerca dos instrumentos e procedimentos que podem ser utilizados em casos específicos de crianças e adolescentes que apresentam desenvolvimento atípico. No atual semestre, os componentes Clínica Infantil em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Clínica em Psicologia Analítica, desenvolvem um projeto conjunto levando os discentes a aprofundar e detalhar os temas iniciados no semestre anterior ou a propor novos temas com vistas à intervenção. Desse modo, os discentes devem elaborar um projeto sustentado pelas disciplinas Clínica Infantil em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Clínica em Psicologia Analítica.

Título: Avaliação psicológica e desenvolvimento atípico na infância e adolescência

Objetivos: Na continuidade do projeto iniciado no semestre anterior e considerando-se a importância da prática diagnóstica como subsídio para a proposição de estratégias interventivas no contexto de crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico, o presente projeto de pesquisa leva os discentes a incorporarem as contribuições recebidas e busca ampliar conhecimentos acerca dos instrumentos e procedimentos que podem ser utilizados em casos específicos de crianças e adolescentes que apresentam desenvolvimento atípico. No atual semestre, os componentes Clínica Infantil em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Clínica em Psicologia Analítica, desenvolvem um projeto conjunto levando os discentes a aprofundar e detalhar os temas iniciados no semestre anterior ou a propor novos temas com vistas à intervenção. Desse modo, os discentes devem elaborar um projeto sustentado pelas disciplinas Clínica Infantil em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Clínica em Psicologia Analítica.

Título: Como o mundo que vivemos na atualidade afeta a saúde mental

Objetivos: Para a Pesquisa Curricularizada de Graduação (PCG) da disciplina Psicoterapia Fenomenológico Existencial, o aluno deverá apresentar em duas entregas as proposições descritas no Detalhamento Metodológico visando integrar conhecimentos da proposta para aprimorar o manejo da psicoterapia.

Título: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada para intervenções na clínica infantil no TEA

Objetivos: Trata-se de um Projeto de Pesquisa do componente Clínica Infantil no Transtorno do Espectro do Autismo, por meio do qual os estudantes deverão elaborar um estudo a ser entregue em duas etapas durante o semestre letivo. O estudo tratará da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na clínica infantil no TEA, desde a avaliação à intervenção, explorando as habilidades características do transtorno a serem desenvolvidas.

Título: O uso de medicamentos psicoativos e psicoterapias no manejo do presenteísmo e do absenteísmo

Objetivos: Para a Pesquisa Curricularizada de Graduação (PCG) entre as disciplinas de Psicofarmacologia, Psicoterapia Fenomenológico Existencial e Psicologia Organizacional e do Trabalho, o grupo deverá apresentar em duas entregas as proposições descritas no Detalhamento Metodológico visando integrar conhecimentos de ambas as áreas para aprimorar o manejo da psicoterapia e uso de medicamentos psicoativos a fim de reduzir o presenteísmo e absenteísmo.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!