Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Pedagogia - 6º SEMESTRE
Título: Multiletramentos - contribuições para práxis pedagógica
Objetivos: A temática do Multiletramentos representa uma mudança de paradigma na forma como entende-se a leitura e a escrita. Ela reconhece que, na sociedade atual, a comunicação se dá por meio de uma variedade muito maior de linguagens e códigos além da escrita alfabética tradicional. Envolve a leitura e a produção de textos multimodais, como fotos, imagens, sons, gestos, símbolos e outras formas de comunicação. A leitura e a escrita são compreendidas como práticas sociais e culturais, moldadas pelos contextos em que ocorrem. Nessa perspectiva, a pesquisa Curricularizada de Graduação (PCG) tem o intuito de articular as dimensões formativas dos estudantes do Curso de Pedagogia que integram o 6º semestre. A proposta, abordará estudos diversificados sobre a temática dos multiletramentos, como instrumentos de integração/articulação entre teoria e prática, possibilitando a ampliação de repertório teórico, bem como aprofundamento dos estudos já iniciados pelos respectivos estudantes no semestre anterior. Assim, para a realização desta PCG, há a proposição do desenvolvimento da pesquisa em andamento, desde o 5º semestre do curso, considerando esta como a segunda parte de um Projeto Temático. As orientações de procedimentos e apropriação conceitual serão realizadas pelos docentes responsáveis pelos componentes curriculares envolvidos: Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, contribuindo para ampliar e aprofundar o aprendizado teórico/prático dos licenciandos, fundamentando a temática. Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática, contribuindo para aprofundar a compreensão dos licenciandos sobre a perspectiva do numeramento, qual seja a habilidade de compreender e resolver problemas matemáticos nas mais diversas situações do contexto social do indivíduo. O Pedagogo em Espaços não Escolares, contribuindo para ampliar e aprofundar as habilidades e competências dos licenciandos, a fim de que possam construir e desenvolver o Observatório do Pedagogo em Espaços não Escolares. Na PCG, faz-se necessário que os estudantes articulem o viés interdisciplinar para organizarem os estudos de forma colaborativa, desenvolvendo a capacidade de relacionamento interpessoal. Para que o processo de aprendizagem da pesquisa se estabeleça de modo produtivo e respeitoso, é preciso que todos os envolvidos estejam conscientes de suas responsabilidades. Em continuidade aos estudos iniciados no semestre anterior, novo levantamento bibliográfico será realizado, a fim de aprofundar a pesquisa, e haverá a elaboração de sínteses sobre os textos referentes aos componentes curriculares do semestre em andamento. Tal habilidade de síntese subsidiará a elaboração do artigo científico, como produto deste PCG.