Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Pedagogia - 4º SEMESTRE
Título: Contribuição das Inteligências Múltiplas das artes e do movimento para o atendimento ao TEA
Objetivos: A atual pesquisa objetiva-se aprofundamento teórico sobre as Inteligências Múltiplas, já iniciadas no semestre anterior. Dando continuidade focaremos nas contribuições das linguagens artísticas e do movimento no sentido de subsidiar as práticas significativas inclusivas que atendem aos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse trabalho justifica-se pelo fato de um estudo publicado em 2018 pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção da Saúde Norte Americano (CDC) que diz que uma em cada 5 crianças são afetadas pelo autismo. Portanto, se considerarmos que a rede pública de ensino do Brasil atende cerca de 37 milhões (MEC, 2015) pode-se dizer que cerca de 600 mil crianças e adolescentes apresentam alguns sintomas do TEA. Sendo assim, o projeto alicerçado no estudo sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner descreve e problematiza a relação com as práticas pedagógicas relacionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais, aprofundando o caráter inclusivo tão premente na lida com sujeitos atípicos, em especial, nessa pesquisa que tenham TEA. Devem concluir as pesquisas na elaboração de um resumo expandido, ancorado no componente de Educação Especial e Inclusiva, estabelecendo relações com as áreas de Educação Física e Movimento, Linguagens Artísticas, Humanismo solidário, essencial para o convívio social.
Título: Contribuição das Múltiplas Inteligências das artes e do movimento para o atendimento ao TEA
Objetivos: A atual pesquisa objetiva-se aprofundamento teórico sobre as múltiplas inteligências, já iniciadas no semestre anterior. Dando continuidade focaremos nas contribuições das linguagens artísticas e do movimento no sentido de subsidiar as práticas significativas inclusivas que atendem aos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse trabalho justifica-se pelo fato de um estudo publicado em 2018 pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção da Saúde Norte Americano (CDC) que diz que uma em cada 5 crianças são afetadas pelo autismo. Portanto, se considerarmos que a rede pública de ensino do Brasil atende cerca de 37 milhões (MEC, 2015) pode-se dizer que cerca de 600 mil crianças e adolescentes apresentam alguns sintomas do TEA. Sendo assim, o projeto alicerçado no estudo sobre as Múltiplas Inteligências de Howard Gardner descreve e problematiza a relação com as práticas pedagógicas relacionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais, aprofundando o caráter inclusivo tão premente na lida com sujeitos atípicos, em especial, nessa pesquisa que tenham TEA. Devem concluir as pesquisas na elaboração de um resumo expandido, ancorado no componente de Educação Especial e Inclusiva, estabelecendo relações com as áreas de Educação Física e Movimento, Linguagens Artísticas, Humanismo solidário, essencial para o convívio social.