Projetos de Pesquisa Curricularizada
EM ANDAMENTO
Pedagogia - 2º SEMESTRE
Título: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS - ENTRELAÇAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA PSICOLOGIA E DA PEDAGOGIA
Objetivos: No segundo semestre do curso, a Iniciação à Pesquisa se dá no âmbito das disciplinas Filosofia da Educação, Fundamentos da Pedagogia e Psicologia da Educação. Vale destacar o caráter inovador de nosso currículo, ao propor a curricularização da pesquisa e da extensão. Consideramos de grande relevância trabalharmos interdisciplinarmente, de modo a valorizar a necessária articulação entre a Pedagogia e as demais ciências que também estudam a educação e têm contribuído enormemente com a compreensão da prática educativa como objeto complexo, de caráter humanizador. Partindo dessa premissa, no segundo semestre de 2024, propomos ao corpo discente um trabalho de pesquisa que discute aspectos epistemológicos da Filosofia da Educação, da Pedagogia e da Psicologia da Educação. Este projeto de iniciação à pesquisa conta com 12 horas de PCG, em cada uma das três disciplinas envolvidas, e 20h/a de Atividade Curricular de Pesquisa (ACP). Recebe nota de zero a 10,0 e é desenvolvido em grupos de até seis estudantes, sob orientação das professoras responsáveis pelas disciplinas referidas. Vale destacar que a temática escolhida é a mais apropriada possível para promovermos a interdisciplinaridade pretendida. Daí que já a propusemos em 2023/2 e a estamos revisitando com esta turma de 2024/2. Nessa primeira experiência, os estudantes aprendem a desenvolver pesquisa bibliográfica, realizando a revisão da literatura pertinente. Conjuntamente às aulas e às orientações das professoras, conseguem problematizar temáticas situadas no campo das três disciplinas envolvidas. Estudam as diferentes concepções/tendências pedagógicas sob a égide da Filosofia da Educação e da Pedagogia. No âmbito da Psicologia da Educação, constroem conhecimento para identificar como as crianças aprendem melhor e formas de aprendizagem significativa, bem como as principais correntes teóricas sobre o desenvolvimento humano. Como consequência, são capazes de reconhecer as concepções pedagógicas presentes na educação. Desse modo, com base em pensadores que contribuíram com a cientificidade da Pedagogia, ao longo da história, bem como em autores do campo da Filosofia e da Psicologia que se voltaram para o estudo da educação, os grupos de estudantes identificam as concepções/tendências pedagógicas e as diferenças entre as pedagogias liberais e progressistas. Assim, cada grupo pode escolher estudar sobre a concepção Tradicional; Construtivista; Montessoriana; Waldorf; Sociointeracionista; Humanista; Tecnológica; Freiriana, dentre outras. Por conseguinte, neste trabalho interdisciplinar de pesquisa e formação no curso de Pedagogia, os futuros pedagogos e pedagogas aprendem a identificar a origem e as características de cada concepção, com base nas três disciplinas referidas. Compreendem que não existe uma concepção pedagógica única e ideal, pois cada uma delas pode ser mais adequada a determinados contextos, objetivos de ensino e perfis de alunos. Nas escolas em geral, os educadores combinam diferentes concepções para enriquecer a experiência educacional e atender às necessidades específicas de seus estudantes. Ademais, é de fundamental importância que os licenciandos compreendam que a Pedagogia é a ciência que possui exclusivamente a educação como objeto de estudo e precisa se apoiar nas demais ciências que se voltam para educação, com diferentes vieses de aproximação. Por fim, esta experiência com a pesquisa científica, de forma sistematizada e rigorosa, impulsiona os estudantes para que, nos demais semestres do curso, possam realizar pesquisas com maior autonomia, ampliando o rol de metodologias e aportes teóricos para que possam seguir pesquisando como profissionais da Pedagogia que serão em breve.