Caracterização
A Inteligência Artificial (IA) tem sido utilizada amplamente para resolver uma grande variedade de problemas interdisciplinares, especialmente aqueles que envolvem o tratamento e extração de informações de grandes volumes de dados. O Laboratório de Inteligência Artificial surge para contribuir com o desenvolvimento de soluções de alto nível técnico no campo da Inteligência Artificial, favorecendo assim, o surgimento de uma equipe de pesquisadores especializados na resolução de problemas que utilizem esta tecnologia.
Objetivos
O objetivo principal do Laboratório de Inteligência Artificial é reunir e organizar esforços que suportem as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Inteligência Artificial desenvolvidas no âmbito da UniSantos.
Configuração
O Laboratório de Inteligência Artificial funcionará no espaço onde hoje está o Laboratório de Simulação de Processos de Exploração de Petróleo, que é equipado com 16 computadores com processador Intel i5 com dois monitores cada, disco rígido de 1 TB e memória RAM de 8 GB. O laboratório deve ser reconfigurado para atender seus objetivos:
Sistema Operacional: dual boot, Windows 10 e Ubuntu 18.04 LTS.
TensorFlow
Anaconda
PyCharm
R
Atividades
No Laboratório de Inteligência Artificial são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
4.1 Atividades de Ensino
Os componentes curriculares que usam o laboratório em suas aulas práticas são os seguintes:
Inteligência Artificial I e II: 5o e 6o semestres do curso de Ciência da Computação;
Introdução à Inteligência Artificial I e II: 7o e 8o semestres do curso de Sistemas de Informação;
Sistemas Distribuídos I e II: 7o e 8o semestres dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação;
Programação Paralela e Concorrente I e II: 7o e 8o semestres do curso de Ciência da Computação.
4.2 Atividades de Pesquisa
O laboratório é usado para dar suporte às atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial. Esse grupo de pesquisa é liderado pelo Prof. Dr. José Fontebasso Neto e conta com a participação de professores das áreas de Computação, Matemática e Engenharia. O laboratório também pode ser utilizado para atividades de programas científicos, tais como Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica para o Ensino Médio.
4.3 Atividades de Extensão
O laboratório também é usado para atividades de extensão como oficinas, minicursos, cursos extracurriculares e cursos de especialização cujos conteúdos tenham relação com a área de Inteligência Artificial. Espera-se que através de parcerias vários conteúdos no contexto da Inteligência Artificial sejam produzidos e ofertados à comunidade.
Operacionalidade
O laboratório estará disponível para atividades de pesquisa e extensão no período diurno e vespertino. No período noturno dá suporte às aulas práticas das disciplinas da área de Inteligência Artificial e áreas correlatas, como Sistemas Distribuídos e Programação Paralela e Concorrente. Nos períodos diurno e vespertino, o Laboratório de Inteligência artificial fica sob a responsabilidade de um professor membro do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial da UniSantos.
Parcerias
O Laboratório de Inteligência Artificial tem parceria da Unisantos com a IBM e o Sebrae.