Cátedra Paulo Freire
Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Saul Pinto
Contato: cpf@unisantos.br
Proposta: A Cátedra Paulo Freire – Formação de sujeitos sociais: Educação e direitos, constitui um espaço privilegiado para reflexão, articulação de saberes e entrelaçamento de projetos com vistas à formação de sujeitos sociais para a emancipação, o pleno exercício de suas capacidades individuais, sociais e políticas. Essa finalidade é inicialmente considerada a partir da Região Metropolitana da Baixada Santista, que se encontra diante do desafio de melhorar as condições de vida de toda a população, como resultado do aporte de investimentos, relacionado a exploração de petróleo do pré-sal.
Acesse o site
Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Ano de formação: 2007
Coordenação: Profª. Drª. Liliana Lyra Jubilut
Vice-Coordenação: Profª. Drª. Gabriela Soldano Garcez
Contato: csvm@unisantos.br
Proposta: A Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Católica de Santos foi estabelecida em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em 2007 e, desde 2016, é vinculada ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). Trata-se de um projeto de extensão diretamente relacionado aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Direito, Educação, Saúde Coletiva e Psicologia e Políticas Públicas) e aos cursos de graduação que congrega e coordena todas as ações de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática das migrações forçadas em geral, e do refúgio em particular, bem como dos regimes de proteção a essa população. A CSVM- Católica de Santos almeja ser um polo de excelência em sua temática, com ações que beneficiem e envolvam os discentes e docentes da Universidade, bem como as pessoas em situação de refúgio e migrantes forçados.
Veja também:
Relatório Anual 2022
Annual Report 2022
Acesse o site
Cátedra Giusfredo Santini
Ano de formação: 2003
Coordenação: Prof. Me. Robnaldo Fidalgo Salgado
Contato: comunicacao@unisantos.br
Proposta: Espaço permanente de reflexão, a Cátedra Giusfredo Santini busca promover o diálogo, estudos e pesquisas, com foco na comunicação regional e os impactos das tecnologias na difusão da informação e produção do conhecimento. Por meio de cursos, encontros, seminários e palestras, com a participação de pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes, discute temas da atualidade e de interesse social, considerados pertinentes para a informação, para construção da cidadania participativa por meio da educação, além do esclarecimento à opinião pública.
(Site em construção)
Cátedra Gilberto Mendes
Ano de formação: 2018
Proposta: Fundada em 2018, a cátedra homenageia o compositor Gilberto Mendes, e se constitui como plataforma acadêmica de interação entre as áreas da pesquisa científica, criação artística e educação musical. O objetivo é contribuir para o conhecimento e desenvolvimento das linguagens e técnicas musicais, em articulação com processos de composição, interpretação e ensino musical. A Cátedra Gilberto Mendes se propõe a atuar como um núcleo aberto às discussões das temáticas nos campos das Artes, da Comunicação e da Educação, em que a Música dialogue com as demais expressões artísticas; com os diversos segmentos de formação científica e elaboração técnica; e com os meios e recursos de produção e circulação dos bens culturais.
(Site em construção)