Livro digital gratuito conscientiza sobre o uso correto da água

10 de Janeiro 2023

A publicação nasceu do Curso de Capacitação Observatório da Água, desenvolvido pela UniSantos e financiado pelo CBH-BS, com recursos do Fehidro.

Por Daniel Rodrigues – Da Agência de Notícias da Água

Fornecer elementos para atualização de professores do ensino fundamental, médio e técnico das redes municipal, estadual e particular; gestores públicos; profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível técnico, ou superior; estudantes do ensino médio e/ou técnico; e a população em geral. Este é o objetivo do E-book Observatório da Água, que pode ser baixado da Internet gratuitamente.  A publicação é escrita pela Prof.ª Drª. Adriana Florentino e também pela Prof.ª Drª. Lourdes Conceição Martins, ambas pesquisadoras da Universidade Católica de Santos.

A autora e diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), Adriana Florentino, conta que o livro digital dará visibilidade à importante ação regional do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, que vem a mais de duas décadas fomentando estudos, projetos e capacitações voltadas à educação ambiental com foco em recursos hídricos na Baixada Santista. Quanto aos leitores, ela fala que a publicação será voltada à área de educação. “Trata-se de público-alvo para este e-book, professores do ensino médio e técnico, gestores públicos e estudantes do ensino médio e ensino técnico, importantes veículos de transmissão de boas práticas e informações sobre educação ambiental e recursos hídricos em nossa comunidade”.

Como foi um e-book, produzido para dar suporte, inicialmente, ao Projeto Curso de Capacitação Observatório da Água, tinha como alvo os moradores da Região Metropolitana da Baixada Santista. “No entanto, por se tratar de uma obra virtual, possibilita ampla divulgação dos dados em nosso país, cujo interesse não se restringe exclusivamente à população da RMBS, mas, estende-se aos demais Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil”, completa Adriana Florentino.

A obra compreende oito capítulos que abordam as legislações relacionadas à água, bem como os fundamentos e instrumentos jurídicos para o direito de acesso à água e ao saneamento básico, tipos de resíduos (agrícolas, domésticos, farmacológicos e industriais) e identificar as boas práticas de manuseio. Além disso, noções de epidemiologia ambiental e os procedimentos que devem ser adotados diante de situações de risco, o impacto das ações humanas sobre a conservação dos recursos hídricos e de resíduos no uso responsável dos recursos hídricos.

No livro também são discutidas as plataformas arduino para análises de água, análises físico-químicas para determinação da qualidade de água, o emprego de bioindicadores (como a análise da germinação de sementes, como referência na qualidade de água) e técnicas de análise molecular do DNA para identificação de microrganismos patogênicos em água.

Adriana Florentino também explica que a parceria da Universidade Católica de Santos com o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista tem feito crescer em relevância a presença da temática dos recursos hídricos em projetos, linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e nos cursos de graduação e pós-graduação. “Temos acompanhado o protagonismo desta parceria, apresentando-o à nossa sociedade por meio dos resultados de pesquisas, publicações, capacitações e fóruns para discussões qualificadas em torno da temática dos recursos hídricos”, conta a docente.

Além da capacitação, o projeto deixa uma plataforma educacional como legado à sociedade, que constitui em um canal de informação sobre recursos hídricos, e que tem o propósito de ser referência na temática ao apresentar dados sobre projetos financiados pelo CBH-BS e dar maior visibilidade às ações desenvolvidas pelo Comitê. A plataforma também disponibiliza referências sobre o tema (como artigos e e-books), uma agenda de eventos e acesso a cursos específicos.

A docente, pós-graduada em Saúde Coletiva e também escritora do livro, Lourdes Conceição Martins, conta que essa publicação reúne todos os trabalhos apresentados no congresso permitindo uma visão multidisciplinar da temática. “A ideia surgiu desde o início da concepção do congresso. Como material técnico científico sobre a temática”, explica Lourdes.

Sobre a importância do Observatório da Água, a escritora diz que é um local onde a população em geral, profissionais e alunos podem atualizar informações de caráter técnico científico e sobre a água. O e-book pode ser baixado gratuitamente pelo link:

Baixe o arquivo Word com a matéria

Baixe o arquivo pdf com a matéria