2016-BS_COB-38
1. RESUMO
Este projeto pretende realizar a criação de um observatório da água onde ocorrerão cursos de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) sobre o tema e sua importância. Os cursos serão voltados para os profissionais da saúde (nível médio e superior), professores da rede pública e técnica, estudantes do ensino médio e população em geral. Teremos oficinas com especialistas da área através de recursos de videoconferência e webconferência. Todo o material será disponibilizado na página do observatório, bem como informações sobre os problemas de saúde mais frequentes ocasionados pela água contaminada.
2. JUSTIFICATIVA
A Região Metropolitana da Baixada Santista, tem sido palco de repetidas violações das legislações referentes ao manuseio e depósito de resíduos industriais com potencial de contaminação do meio ambiente, gerado pela inadequada e indevida destinação de resíduos tóxicos industriais na superfície ou subterrâneo. Essa contaminação do meio ambiente faz com que milhares de pessoas adoeçam causando custos elevados aos municípios bem como faltas ao trabalho ou a escola. O uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e sua integração à educação já é uma realidade, as tecnologias estão transformando todas as dimensões da vida social, inclusive o campo da educação, criando novas visões de mundo e novas formas de aquisição de conhecimento. Esse novo modelo de ensino-aprendizagem pode e deve ser explorado para melhoria da prestação de serviços ao público, como os serviços de saúde, que visto o dinamismo das descobertas científicas, exige formação e atualização contínua de seus profissionais.
Existe uma demanda significativa no que se relaciona à formação continuada de professores de ensino na área de Ciências (ensino fundamental) e de Química (ensino médio e técnico) e ao aprofundamento de temas atuais, principalmente aqueles que são muitas vezes cobrados pelos alunos em função de exposição nas mídias. A necessidade de se conhecer a fundo os problemas de impacto ambiental gerados por contaminação de mananciais e lençóis freáticos se faz presente na capacitação de profissionais, que muitas vezes, não têm acesso a programas desse tipo envolvendo temas de tamanha importância. Ademais, é preocupante o grande número da população da Baixada Santista que se encontra marginalizada quanto ao acesso à água de qualidade e saneamento básico em geral. Paradoxalmente, Santos tem apresentado números satisfatórios quanto ao saneamento básico, constando do quinto lugar no ranking nacional.
Por estes motivos o projeto pretende contribuir com a capacitação de professores, profissionais da saúde e população em geral utilizando recursos interativos de ensino e aprendizagem. É conhecida a necessidade de capacitação no tema, como também as dificuldades de deslocamento dos profissionais para a realização de curso presencial, devido a distancias, falta de tempo entre outros fatores. Por isso, esta proposta visa a proporcionar a capacitação sem a necessidade do profissional ou da população se deslocar de seus locais de trabalho ou moradia.
3. JUSTIFICATIVA DE ENQUADRAMENTO NO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS – PERH
PDC 8: Capacitação técnica, Educação Ambiental e Comunicação Social, Meta: Curso de qualificação;
Sub-PDC 2: Promover oficinas para gestores públicas e/ou professores das redes de ensino regular e técnico, municipais, estaduais e particulares da RMBS, sobre os impactos dos resíduos no saneamento básico.
Ação 1: Promover oficinas para gestores públicas e/ou professores das redes de ensino regular e técnico, municipais, estaduais e particulares da RMBS, sobre os impactos dos resíduos no saneamento básico.
4. OBJETIVOS
4.1. Objetivo geral
Ampliar o conhecimento de gestores públicos, professores das redes de ensino regular e técnico no âmbito municipal, estadual, federal ou particular e profissionais do Sistema Único de Saúde, SUS (nível técnico superior) sobre os impactos dos resíduos (agrícolas, domésticos, farmacológicos e industriais) em saneamento básico, bem como do uso consciente e sustentável dos resíduos dos recursos hídricos.
4.2. Objetivos Específicos
• Apresentar e discutir as legislações relacionadas a água, bem como os fundamentos e instrumentos jurídicos para o direito de acesso à água e ao saneamento básico;
• Estudar os tipos de resíduos (agrícolas, domésticos, farmacológicos e industriais) e identificar as boas práticas no manuseio dos mesmos;
• Fornecer noções de epidemiologia ambiental e os procedimentos que devem ser adotados diante situações de risco.
• Verificar o impacto das ações humanas sobre a conservação dos recursos hídricos;
• Avaliar o impacto dos resíduos no uso responsável dos recursos hídricos;
• Projetar e implementar plataformas Arduíno para análise de água e emprego (NORTON, 1992; HORNE et al, 1988; OHBA; 1992; HORDESKI, 1995);
• Capacitar professores de Ciências (ensino fundamental) e de Biologia e de Química (ensino médio e técnico) a realizarem análises físico-químicas para determinação da qualidade de água;
• Apresentar os participantes o emprego de bioindicadores, como a análise da germinação de sementes, como referência na qualidade de água (ARIAS et al, 2007; FERNANDES et al, 2007; Oliveira et al 2011); e
• Apresentar aos participantes, em especial aos professores, técnicas de análise molecular do DNA para identificação de patógenos em água.
5. METAS
I. Capacitar profissionais da saúde (nível superior e nível médio), professores (municipais, estaduais e técnicos), EAD no total de 500 participantes selecionados através de edital;
II. Criação do e-book para disponibilização; e
III. Criação da página do observatório.
6. ESTRATÉGIA PARA EXECUÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Serão realizados cursos de capacitação sobre a qualidade da água para consumo humano, a importância da preservação de mananciais, e sobre a preservação das bacias hidrográficas utilizando-se a metodologia de ensino a distância (EAD). Utilizaremos também outras metodologias como: oficinas através da webconferência e videoconferência com os principais estudiosos e trabalhadores da área; e criação de vídeos educativos. Todo o material ficará alocado na página do observatório, além de informações sobre resíduos, recursos hídricos, preservação de bacias hidrográficas, dados de mortalidade e morbidade de doenças relacionadas a água e saneamento básico. Para capacitação de professores e alunos da área de Ciências, pretende-se desenvolver atividades práticas em laboratório, a fim de se caracterizar as propriedades físico-químicas de águas coletadas na região da Baixada Santista. Dessa forma, estabelece-se um vínculo com as atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas na instituição, com formação continuada de docentes que poderão atuar no sentido de difundir o conhecimento e técnicas após apropriação em cursos presenciais e por EAD, a partir de projetos de atuação e aperfeiçoamento no Observatório da Água.
7. PÚBLICO-ALVO
• Gestores públicos;
• Profissionais da saúde (nível médio e superior);
• Professores da rede de ensino regular ou técnico municipais, estaduais ou particulares;
• População civil;
• Alunos dos cursos técnicos; e
• Membros do Ministério Público, do Judiciário e da Defensoria Pública.
8. EQUIPE TÉCNICA
8.1. Membros da UniSantos/SVSL que serão responsáveis pelo desenvolvimento da proposta
Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins – Coordenadora Científica
Currículo Lattes
Profª. Drª. Adriana Florentino de Souza
Currículo Lattes
Profª. Me. Amélia Cristina Elias da Ponte
Currículo Lattes
Profª. Drª. Andreia Costa Vieira
Currículo Lattes
Prof. Dr. Cleber Ferrão Corrêa
Currículo Lattes
Prof. Me. Eduardo Rubi Cavalcanti
Currículo Lattes
Prof. Dr. Luiz Carlos Moreira
Currículo Lattes
Profª. Drª. Maria Luiza Machado Granziera
Currículo Lattes
Prof. Dr. Maurício Marques Pinto da Silva
Currículo Lattes
Profª. Drª. Rosângela Ballego Campanhã
Currículo Lattes
8.2. Pesquisadores colaboradores:
Profª. Drª. Beatriz Bento de Oliveira
Currículo Lattes
Profª. Drª. Janara de Camargo Matos
Currículo Lattes
Prof. Me. Jhonnes Alberto Vaz
Currículo Lattes
Profª. Me. Valdilene Carvalho
Currículo Lattes
Prof. Me. Marco Antonio Cismeiro Bumba
Currículo Lattes
8.3. Estagiários de nível superior:
Quatro estudantes de graduação dos Cursos de Ciências Biológicas, Comunicação, Engenharia Ambiental, Química ou outros com aderência à proposta.
Esdras Lopes Nani
Curso: Ciência da Computação.
Instituição: Universidade Católica de Santos
Período de estágio: 06/2019 a 12/2019
Felipe Satolli Martins
Curso: Engenharia de Petróleo
Instituição: Universidade Católica de Santos
Currículo Lattes
Período de estágio: 04/2019 a 12/2019
Sophia Velardi Malheiro
Curso: Jornalismo
Instituição: Universidade Católica de Santos
Período de estágio: 05/2019 a 12/2019
Vinicius Matheus Martins
Curso: Ciência da Computação.
Instituição: Universidade Católica de Santos
Período de estágio: 06/2019 a 12/2019