CBH-BS participa do 1º Fórum Brasil das Águas, em Foz do Iguaçu

12 de agosto 2024

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi palco do 1º Fórum Brasil das Águas, que reuniu autoridades e especialistas de todo o país em uma discussão abrangente sobre a gestão de recursos hídricos no Brasil. O evento contou com a participação de órgãos estaduais de gestão de recursos hídricos, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas de diversas regiões, da Sociedade Civil e um público jovem formado por crianças e adolescentes de escolas públicas estaduais e municipais da região. O evento aconteceu entre os dias 5 e 9 de agosto, Foz do Iguaçu, no Paraná.

O Fórum abordou temas de grande relevância para a Agenda Nacional de Recursos Hídricos, incluindo debates sobre Educação Ambiental e Capacitação no Plano Nacional de Recursos Hídricos, equidade de gênero na gestão das águas, mudanças climáticas, segurança hídrica, dentre outros. 

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) marcou presença no evento, representado por alguns membros dos três segmentos (Sociedade Civil, Municípios e Estado): Rui Smith, da Prefeitura de Praia Grande, representando a Presidente do CBH-BS, Prefeita Raquel Chini; Nelson Portéro, Vice-presidente, da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga; Cléber Ferrão, representante da Universidade Católica de Santos; Eliane Queiróz, da Prefeitura de Praia Grande;  Valdir Ramos, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); e Ricardo Oi, do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).   

O evento proporcionou uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e a identificação de ações necessárias para fortalecer a integração entre os órgãos e entidades que compõem o Sistema de Recursos Hídricos. Além disso, foi essencial para a avaliação dos desafios relacionados à regulação dos recursos hídricos em todo o Brasil. 

O Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas, do qual o CBH-BS faz parte, também esteve presente e marcou presença no evento se destacou com um estande, que impactou mais de 1500 crianças e 500 jovens. O espaço apresentou vídeos educativos sobre a conservação dos recursos hídricos, promovendo a conscientização ambiental entre as novas gerações. 

Durante a visita dos jovens e crianças no estande, o CBH-BS contribuiu com vídeos educativos, elaborados no âmbito do empreendimento FEHIDRO nº 2020-BS-392 – “Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação Ambiental: Web série Infantil da Água”, cujo tomador é a Sociedade Visconde de São Leopoldo, instituição mantenedora da Universidade Católica de Santos.