Baixada Santista tem o maior reservatório de água em rocha da América Latina
2 de setembro 2024
O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá fica nos morros da divisa entre Santos e São Vicente, em São Paulo, e é a maior reserva em rocha da América Latina. Em São Vicente, o acesso é feito pela avenida Anita Costa, junto ao Parque Estadual Voturuá.
A reserva hídrica tem mais de 1 km de extensão dividida em duas câmaras, cada uma com 13 metros de altura e 15 metros de largura. A capacidade de armazenamento é de 110 milhões de litros de água, equivalente a um terço do total estocado e disponível na região. O reservatório é dividido em duas câmaras, a do morro do Voturuá, com 50 metros, e a do Morro Santa Tereza, com 250 metros.
O equipamento é operado diretamente do Centro de Controle da Sabesp, localizado na Avenida São Francisco, em Santos. A água estocada já é tratada e é transferida diretamente para duas tubulações que distribuem o líquido.
Projetada em 1970, a ‘caixa d’água’ gigante é considerada uma das obras mais ousadas feitas pela Sabesp. O reservatório foi inaugurado em 16 de novembro de 1981. O reservatório abastece as cidades de Santos, São Vicente, bem como Guarujá e Praia Grande.
Em época de lavagem e inspeções é permitido visitas para conhecer o local. O roteiro monitorado tem duração de 40 minutos, em um trecho de 400 metros dentro do morro.