2020-BS-394
1. RESUMO
Neste projeto propõe-se a criação de uma Agência de Notícias da Água, sediada da Universidade Católica de Santos, instalada no Laboratório de Redação Jornalística, e que disponibilizará conteúdo via digital, por meio de um site específico que abrigará o serviço da agência noticiosa, para difundir notícias e pautar a mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádios, emissoras de TV’s e portais de notícias) sobre os assuntos de interesse do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), além de dar suporte técnico, no campo da comunicação, para apoiar os veículos de imprensa a executarem suas coberturas jornalísticas.
Esta Agência de Notícias funcionará na Baixada Santista como polo de apoio e notícias sobre a temática água para os meios de comunicação por meio do fornecimento textos, manchetes, fotos, legendas, infográficos, gravações em áudio, podcasts e videocasts entre outros para abastecimento dos meios de comunicação; servindo assim de ponte entre o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) e a imprensa. Considerando-se que a população da Bacia do CBH-BS com cerca de 1.840.000 habitantes apresenta uma grande carência de informação qualificada e por esse motivo propõem-se a criação dessa agência para minimização desse problema e além disso evitar a veiculação de fake News cada vez mais comum nesse contexto.
2. JUSTIFICATIVA
Com os veículos de comunicação com suas equipes de reportagens cada vez mais diminutas, as agências noticiosas ganham especial destaque, pois são as organizações de informação intermediárias entre os acontecimentos e os meios de comunicação social. A função das agências é extremamente importante no circuito da informação porque permite aos meios de comunicação obterem informação nos locais onde não têm correspondentes ou condições de realizar uma cobertura habitual. É um fato que nem todos os órgãos de comunicação social têm possibilidade financeira de ter repórteres exclusivos para cobrir a temática da água, quanto mais em todas as cidades da Baixada Santista, de forma a cobrir todas as áreas de eventuais acontecimentos noticiosos, por isso, a agência com a sua rede de repórteres e foco na cobertura de um tema específico permite ultrapassar esta dificuldade.
Por alimentarem a mídia, regional, nacional ou estrangeira, pública ou corporativa, as agências de notícias têm potencial multiplicador de conteúdo, disseminando informações e discursos que podem obedecer ao planejamento para o desenvolvimento. Como distribuidoras de informação em massa para os meios de comunicação, tanto em âmbito interno (nacional) quanto externo (internacional), estas empresas tinham um poder quantitativamente insuperável para disseminar informações e opiniões (incluindo aí propaganda), elemento de alta importância estratégica.
3. JUSTIFICATIVA DE ENQUADRAMENTO NO PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS – PERH
PDC 8: Capacitação e comunicação social; e
Sub PDC 8.3: Comunicação social e difusão de informações.
4. OBJETIVOS
4.1. Objetivo geral
Organização de uma Agência de Notícias que funcionará na Baixada Santista como polo de apoio e notícias sobre a temática água para os meios de comunicação por meio do fornecimento textos, manchetes, fotos, legendas, infográficos, gravações em áudio, podcasts e videocasts entre outros para abastecimento dos meios de comunicação; servindo assim de ponte entre o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) e a imprensa.
4.2. Objetivos específicos
• Ampliar a divulgação das ações de preservação e boa utilização da água na Região Metropolitana da Baixada Santista;
• Reduzir os espaços das fake news, com relação à temática da água;
• Qualificar a informação acerca dos recursos hídricos na região; e
• Ampliar o conhecimento dos profissionais da imprensa da região sobre as questões envolvendo a temática da água (esgotamento, drenagem, cobertura vegetal, reuso, consumo consciente e eventos hidrológicos extremos).
5. METAS
I. Mapeamento das fontes de informação de interesse para o projeto e efetivação de um cadastro de fontes sobre a temática da água (esgotamento, drenagem, cobertura vegetal, reuso, consumo consciente e eventos hidrológicos extremos);
II. Realização de um banco de pautas jornalísticas, junto as fontes de informação levantadas na Meta 1;
III. Criação da identidade visual e da arquitetura do site da Agência de Notícias da Água;
IV. Construção do site;
V. Produção dos conteúdos iniciais: reportagens, fotografias, gráficos, podcasts e videocasts, a partir do levantamento das pautas da Meta 2;
VI. Comunicar os veículos de comunicação sobre a Agência de Notícias da Água;
VII. Iniciar a distribuição do material jornalístico;
VIII. Atualizar permanente o site, com novos conteúdos;
IX. Realizar a clipagem do material; e
X. Elaborar relatório final de conteúdo produzido e veiculado.
6. ESTRATÉGIA PARA EXECUÇÃO DO EMPREENDIMENTO
A metodologia adotada pela Agência de Notícias da Água envolve conjunto de procedimentos e métodos específicos da prática jornalística, tais como pautar, apurar, investigar, garantir o ponto e o contraponto, editar e distribuir. Todas essas ações caracterizam o trabalho de uma equipe de jornalistas, os profissionais relevantes para nos mantermos informados e, a partir disso, formarmos nossas opiniões.
Já o fator operacional pode ser abordado a partir de três dimensões. São elas: normativa; técnica, e organizacional.
A primeira refere-se às determinações legais e aos princípios éticos a serem observados no exercício profissional, que funcionam como um parâmetro de qualidade e de credibilidade. A terceira diz respeito à racionalização do trabalho no contexto geral da organização jornalística e pode ser traduzida nas rotinas produtivas – pauta, reportagem, edição, veiculação, prazos, cronogramas, quadro de pessoal envolvido, divisão e atribuição de tarefas.
7. PÚBLICO-ALVO
O projeto tem como público-alvo toda e qualquer pessoa prioritariamente da Baixada Santista, que consuma produtos jornalísticos de diversos meios de comunicação, que compõem o parque midiático da região, envolvendo portais de notícias, blogs, redes sociais, jornais impressos e programas noticiosos de rádio e televisão. O universo populacional, a partir do qual se insere a proposta da Agência de Notícias da Água, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados em agosto de 2019, para Região Metropolitana da Baixada Santista, composta por nove municípios, é: Município/Número de habitantes: – Santos: 433.311; São Vicente: 365.798; Praia Grande: 325.073; Guarujá: 320.459; Cubatão: 130.705; Itanhaém: 101.816; Peruíbe: 68.284; Bertioga: 63.249; Mongaguá: 56.702; Totalizando: 1.865.397.
8. EQUIPE TÉCNICA
8.1. Membros da UniSantos/SVSL que serão responsáveis pelo desenvolvimento da proposta
• Prof. Me Paulo Roberto Börnsen Vibiam – Coordenador Científico
Currículo Lattes
• Prof. Me Marcelo Luciano Martins Di Renzo
Currículo Lattes
8.2. Estagiários de nível superior
Os estagiários serão contratados, selecionados a partir de edital publicado na página da Universidade Católica de Santos, no site do Parque Tecnológico de Santos e do CBH-BS; terá como alvo, estudantes matriculados no 3º e 4º semestres (preferencialmente) dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
Nove (9) estudantes estagiários, sendo sete (7) do curso de Jornalismo (conteúdo noticioso a ser produzido e distribuído), um (1) de Relações Públicas e um (1) do curso de Publicidade e Propaganda (construção, designer e manutenção do site e desenvolvimento de ações de divulgação do serviço da Agência de Notícias da Água).