Projetos de Pesquisa

O grupo engloba projetos de pesquisa ( projetos “guarda-chuvas”) dos docentes que dele  fazem parte. Dentro destes grandes projetos se articulam os diferentes subprojetos de Iniciação  Científica, IC-EM,  IC- da graduação e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), assim como os projetos de pesquisa e de dissertação dos estudantes do Mestrado em  Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

Existem quatro projetos de pesquisa vinculados aos docentes do grupo, descritos a seguir:

Psicologia e Direitos  Humanos: Saúde e Educação – Trabalhando a formação integral da pessoa, aliada à promoção e proteção da saúde, qualidade de vida, assim como seu  preparo para a convivência e inclusão social.

Tem como objetivo  investigar questões relacionadas à  formação da identidade; à busca de autoconhecimento; à promoção dos direitos humanos, com foco em todo o ciclo vital, principalmente  na infância, adolescência, adulto jovem. Centra-se em pesquisar e avaliar aspectos e situações  estressantes que prejudicam o desenvolvimento psicossocial e a vida de crianças, adolescentes e jovens. Propõe intervenção inovadora e práticas preventivas com esses indivíduos, em diferentes contextos , numa perspectiva interdisciplinar, integrando as áreas de Psicologia da Saúde, Psicologia Educacional,  Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva, Psicologia do Desenvolvimento e Políticas Socioeducacionais.
Docente responsável:  Profª. Drª . Daisy Inocencia Margarida de Lemos.

Desenvolvimento, funçao simbólica e inclusão

Baseado em pesquisas interdisciplinares,  busca estudar o desenvolvimento humano, os sistemas cognitivos complexos  e as diferentes linguagens humanas. O  objetivo é  verificar se a linguagem simbólica, o jogo podem ser instrumentos no desenvolvimento da concentração , na cognição  e no autoconhecimento de um indivíduo. Busca desenvolver pesquisas  que produzam resultados significativos  para la prática de  profissionais da saúde e da educação. Integra as áreas de  Psicologia da Saúde,  Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento e Políticas Socieducativas.
Docente responsável: Profª. Drª . Luana Carramillo Going.

A criança em acolhimento familiar e a criança na família: relações  entre a compreensão diagnóstica a partir de uma perspectiva psicológica

Tem como objetivo analisar a percepção de crianças, em situação de acolhimento, sobre a  convivência nesse espaço institucional, a partir de uma análise qualitativa sob uma perspectiva psicanalítica. Tem como objetivo destacar indicadores que apoiam a  construção de políticas públicas no contexto da infãncia, considerando que estes contextos estão históricamente marcados pela negligência e o abandono, alheios às necessidades do desenvolvimento biopsicossocial das crianças.
Docente responsável: Profª. Drª. Hilda Rosa Capelão  Avóglia

Considerações psicnalíticas sobre saúde mental e qualidade de vida 

Tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas da  Psicologia Preventiva e/ou Curativa, com ênfase em novas práticas nas políticas públicas atuais, no campo da saúde mental, da qualidade de vida e na promoção do desenvolvimento humano e social.
Docente responsável:  Prof. Dr.  Helio Alves.