O grupo engloba projetos de pesquisa ( projetos “guarda-chuvas”) dos docentes que dele fazem parte. Dentro destes grandes projetos se articulam os diferentes subprojetos de Iniciação Científica, IC-EM, IC- da graduação e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), assim como os projetos de pesquisa e de dissertação dos estudantes do Mestrado em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas.
Existem quatro projetos de pesquisa vinculados aos docentes do grupo, descritos a seguir:
Psicologia e Direitos Humanos: Saúde e Educação – Trabalhando a formação integral da pessoa, aliada à promoção e proteção da saúde, qualidade de vida, assim como seu preparo para a convivência e inclusão social.
Tem como objetivo investigar questões relacionadas à formação da identidade; à busca de autoconhecimento; à promoção dos direitos humanos, com foco em todo o ciclo vital, principalmente na infância, adolescência, adulto jovem. Centra-se em pesquisar e avaliar aspectos e situações estressantes que prejudicam o desenvolvimento psicossocial e a vida de crianças, adolescentes e jovens. Propõe intervenção inovadora e práticas preventivas com esses indivíduos, em diferentes contextos , numa perspectiva interdisciplinar, integrando as áreas de Psicologia da Saúde, Psicologia Educacional, Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva, Psicologia do Desenvolvimento e Políticas Socioeducacionais.
Docente responsável: Profª. Drª . Daisy Inocencia Margarida de Lemos.
Desenvolvimento, funçao simbólica e inclusão
Baseado em pesquisas interdisciplinares, busca estudar o desenvolvimento humano, os sistemas cognitivos complexos e as diferentes linguagens humanas. O objetivo é verificar se a linguagem simbólica, o jogo podem ser instrumentos no desenvolvimento da concentração , na cognição e no autoconhecimento de um indivíduo. Busca desenvolver pesquisas que produzam resultados significativos para la prática de profissionais da saúde e da educação. Integra as áreas de Psicologia da Saúde, Neuropsicologia, Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento e Políticas Socieducativas.
Docente responsável: Profª. Drª . Luana Carramillo Going.
A criança em acolhimento familiar e a criança na família: relações entre a compreensão diagnóstica a partir de uma perspectiva psicológica
Tem como objetivo analisar a percepção de crianças, em situação de acolhimento, sobre a convivência nesse espaço institucional, a partir de uma análise qualitativa sob uma perspectiva psicanalítica. Tem como objetivo destacar indicadores que apoiam a construção de políticas públicas no contexto da infãncia, considerando que estes contextos estão históricamente marcados pela negligência e o abandono, alheios às necessidades do desenvolvimento biopsicossocial das crianças.
Docente responsável: Profª. Drª. Hilda Rosa Capelão Avóglia
Considerações psicnalíticas sobre saúde mental e qualidade de vida
Tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas da Psicologia Preventiva e/ou Curativa, com ênfase em novas práticas nas políticas públicas atuais, no campo da saúde mental, da qualidade de vida e na promoção do desenvolvimento humano e social.
Docente responsável: Prof. Dr. Helio Alves.