O grupo foi criado em agosto de 2018 e certificado pela Universidade Católica de Santos, junto ao CNPq, tendo como uma das finalidades reunir docentes e pesquisadores da Psicologia e áreas afins, buscando ampliar o conhecimento não apenas dos docentes, mas também de discentes, incentivando-os à prática da pesquisa. Ele tem por objetivo realizar estudos e pesquisas na área, com ênfase em temas relacionados a práticas psicológicas e inovadoras em saúde, educação e assistência social.
As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm ampliado os conhecimentos a respeito de diversos assuntos relacionados às práticas psicológicas já destacadas. Algumas pesquisas têm sido desenvolvidas sob a coordenação da psicóloga e docente Profª. Drª. Daisy I.M. Lemos (avaliação do nível de estresse de alunos, frente à transição do EFI para o EFII, cujos dados têm despertado o interesse de escolas da região, sobre o assunto; pesquisa para avaliar a saúde mental e o estresse de adolescentes na fase de escolha profissional; e avaliação das implicações da pandemia de Covid-19 sobre a saúde psicológica de universitários.
Pesquisas sobre jogos e desenvolvimento moral têm sido coordenadas pela psicóloga e docente Profª. Drª. Luana C. Going.
Investigação sobre o tema relacionado à população de refugiados são coordenados pelo psicólogo e Prof. Dr. Helio Alves.
E, finalmente, pesquisas voltadas à avaliação psicológica de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e afetiva têm sido desenvolvidas pela psicóloga e docente Profª. Drª. Hilda Avoglia.
Outros temas têm sido desenvolvidos por discentes do Mestrado em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, sob a orientação , não apenas da profª Drª Daisy I.M. de Lemos, mas pelos demais docentes participantes do grupo: prof. dr. Helio Alves, profª drª Hilda Rosa Capelão Avoglia, , profª drª Luana Carramillo Going, buscando trazer propostas de práticas inovadoras que possam ter impacto social.