O Grupo de Análise de Conjuntura Internacional abrange diversas atividades de pesquisa, divulgação científica e orientação e apoio às atividades do. Professores, estudantes e pesquisadores se dividem entre projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado, além de pertencerem à diversas redes de pesquisa, entre elas a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), a Associação Nacional de História (ANPUH), Associação Nacional de Pesquisadores e Professores das Américas (ANPHLAC), entre outros, além de estarem vinculados em outros grupos de pesquisa.
Além disso, o Grupo suporta as atividades do LARI (Laboratório de Relações Internacionais), vinculando professores e estudantes em diversas iniciativas, tais como:
MONU (Simulação das Nações Unidas)
Vinculado ao Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, a atividade tem sido desenvolvida desde 2016, contando com duas edições anuais. Reunindo discentes de Ensino Médio e Superior, ela abrange mais de trinta escolas em toda a Baixada Santista, oferendo a chance de difundir-se conhecimentos e práticas sobre Relações Internacionais e política externa.
A atividade comportar a realização de Simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) com o propósito de permitir os estudantes da UNISANTOS e das Escolas de Ensino Médio vivenciar diferentes discussões presentes nas Assembleias Gerais por meio da formação de delegações diplomáticas de diversos países.
Ademais, a iniciativa busca não apenas aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre temas internacionais contemporâneos, como desenvolver a capacidade de comunicação, expressão, argumentação e oratória. Além disso, todo o processo de treinamento dos estudantes os ajuda a desenvolver melhores práticas de solução de conflitos e capacidade de negociação.
Essa atividade tem apoiado as iniciativas da Universidade em estreitar laços junto à Comunidade. Essa vocação se intensificou durante a pandemia, quando a realização se deu por meios remotos, para que os estudantes não perdessem a oportunidade de experimentar essa vivência. O resultado dessa prática foi publicado em um dos mais importantes periódicos do país, e pode ser encontrado no link:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/article/view/37990
CINEMA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Coordenado pela professora Dra. Natalia Noschese Fingermann, o subgrupo de Cinema e Relações Internacionais reúne professores e estudantes, buscando em encontros semanais debater e investigar as Relações Internacionais por meio de filmes, documentários e outras produções audiovisuais. Além de estimular a capacidade analítica e crítica, a atividade busca sensibilizar os estudantes a repensar a sua realidade por meio da arte.
Ademais, o projeto está inserido na linha de pesquisa de Divulgação científica e Relações Internacionais, promovendo debates públicos e eventos para interessados. Durante a pandemia o grupo promoveu diversas dessas iniciativas, intensificando suas atividades.
QUARENTENA GLOBAL
Podcast de divulgação científica fundado no início da pandemia de COVID-19, em 2020, vinculado tanto com Universidade Católica de Santos e o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, se tornou um projeto coletivo de estudantes e professores, coordenado pelo professor Dr. Daniel Rei Coronato. Seu objetivo divulgar, vulgarizar e debater os principais assuntos internacionais do nosso tempo, dando visibilidade tanto para a produção acadêmica tradicional quanto debatendo os assuntos mais importantes do cenário mundial. Além de um semanário, o projeto conta com números especiais, lives nas redes sociais, e outras iniciativas. Atualmente está na quarta temporada, e conta com mais de 50 episódios, produzidos e apresentados por estudantes vinculados ao Grupo.