Projetos de Pesquisa

OBSERVATÓRIO DA ÁGUA:
Este projeto pretende realizar a criação de um observatório da água onde ocorrerão cursos de capacitações (oficinas) na modalidade de Ensino a Distância (EAD) sobre o tema e sua importância. As oficinas serão voltadas para os profissionais da saúde (nível médio e superior), professores da rede pública e técnica, alunos do ensino técnico, população em geral. Serão também confeccionados manuais e cartilhas para os participantes e a população em geral. Teremos oficinas com especialistas da área através de recursos de videoconferência e webconferência. Todo o material será colocado na página do observatório, bem como informações sobre os problemas de saúde mais frequentes ocasionados pela água contaminada.

BAIXO PESO AO NASCER E PREMATURIDADE NO CONTEXTO BIODEMOGRÁFICO NOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA SANTISTA:
Descrição: Analise dos fatores associados à prematuridade e baixo peso ao nascer nos municípios da Baixada Santista utilizando dados secundários do SINASC, entre os anos de 2006 e 2016.

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS VAPORES DE MERCÚRIO NA FUNÇÃO TIROIDIANA E NA ATIVIDADE DA GLUTATIONA PEROXIDASE:
Descrição: As alterações neuropsiquiátricas decorrentes da exposição crônica ao mercúrio (Hg) têm sido descritas em diversos estudos epidemiológicos, entretanto, a ação tóxica sobre hormônios tireoidianos ainda tem sido pouco estudada. Experimentos em animais, expostos ao Hg, em diversas formas, mostraram evidências de alterações morfológicas e funcionais da tireóide. Estudos realizados em trabalhadores expostos ao Hg metálico encontraram associações entre o Hg e a redução de T3livre (T3L), ou aumento de T3reverso (T3R). A elevada deposição de metal na tireóide e a alta afinidade pelo selênio das desiodases pode ser um fator relevante para a explicação dos seus efeitos tóxicos. Além disto, aligação com grupos sulfidrila de selenoenzimas pode levar a redução da atividade da glutationa peroxidase (GPx), superóxido desmutase (SOD) e tioredoxina redutase (TrxR). Estas enzimas exercem um papel importante na proteção celular em processos de estresse oxidativo, sobretudo no sistema nervoso central. Este estudo tem como objetivo investigar se há associação entre exposição ocupacional ao Hg metálico e alterações funcionais tireoidianas, bem como da atividade de GPx, mesmo depois do afastamento ocupacional. Serão selecionados55 casos e 100 controles, pareados segundo idade e sexo. Os procedimentos consistirão na investigação da exposição ocupacional, dosagem de hormônios (T3L, T4livre, TSH, T3R), e avaliação de atividade da GPx eritrocitária. A análise estatística se fundamentará no modelo de regressão logística univariada emultivariada e o desenho do estudo no modelo caso-controle.

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS EM ÁREAS URBANAS DO ESTADO DE SÃO PAULO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DO AR:
Descrição: Efeitos deletérios da poluição do ar sobre a saúde humana têm sido observados, incluindo aumentos em sintomas respiratórios e diminuições na função pulmonar. Poucos estudos no Brasil investigaram esta associação na população de crianças asmáticas e não há estudos nestas regiões. Objetivo: avaliar a influência da poluição atmosférica na função respiratória de crianças. Método: Estudo de painel, com avaliação longitudinal por 12 meses da exposição aos poluentes do ar e seus efeitos sobre a função respiratória de crianças e adolescentes, com idade superior a 6 anos e inferior a 12 anos, residentes em Santos, Cubatão e Presidente Prudente. Em cada localidade serão selecionadas 53 crianças asmáticas e 53 crianças sem a doença. Os dados serão obtidos através da realização mensal de espirometria, registro domiciliar de duas medidas diárias de pico de fluxo expiratório e avaliação nutricional, questionário auto-aplicável do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) e do questionário de controle da Asma – Childhood Asthma Control Test (c-ACT). As informações sobre a qualidade do ar serão obtidas por meio de dados da CETESB. Modelos de equações para estimativas generalizadas e modelos de regressão de efeitos mistos serão adotados para a análise dos efeitos da variação da exposição à poluição atmosférica sobre a função respiratória, controlados para temperatura, umidade e estado nutricional.

PERFIL DA COBERTURA SANITÁRIA, HÁBITOS ALIMENTARES E MORBIDADE REFERIDA DOS MORADORES CATÓLICOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA:
Descrição: A falta de cobertura sanitária é um problema mundial, principalmente, nos países subdesenvolvidos, onde milhares de pessoas se tornam mais suscetíveis a doenças como diarreia, cólera, hepatite, febre tifoide devido às condições precárias de esgoto sanitário, água e higiene. Objetivo: Verificar a cobertura sanitária da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), bem como avaliar a morbidade referida e os hábitos alimentares dos moradores. Metodologia: Será realizado um estudo de corte transversal, através da aplicação de questionário auto aplicado composto por questões fechadas de múltipla escolha. Será utilizada uma amostra não probabilística por conveniência onde participarão os moradores da RMBS que frequentam a formação diocesana da Campanha da Fraternidade de 2017, bem como os frequentadores das Igrejas Católicas da RMBS. Será realizada a análise descritiva, testes de Qui-quadrado, e Regressão logística. O nível de significância será de 5%.

AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE ASMA E RINITE AUTORREFERIDOS EM MORADORES ADULTOS E IDOSOS DE DIFERENTES ÁREAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS, SP:
Descrição: Avaliar a prevalência de sintomas respiratórios autorreferidos, de asma e rinite, em moradores adultos e idosos de dois bairros do município de Santos (SP) e sua relação com a poluição do ar. realizar o mapeamento dos casos.

FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO V DA DOENÇA RENAL CRÔNICA:
Descrição: Conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento do estagio V da doença renal com enfoque no ambiente.

AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS GASTROINTESTINAIS E CARDIOVASCULARES EM TRABALHADORES RURAIS EXPOSTOS E NÃO EXPOSTOS À AGROTÓXICOS NO VALE DE CUNCAS, BARRO-CE:
Descrição: AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS GASTROINTESTINAIS E CARDIOVASCULARES EM TRABALHADORES RURAIS EXPOSTOS E NÃO EXPOSTOS À AGROTÓXICOS NO VALE DE CUNCAS, BARRO-CE

ANÁLISE DE RISCO À SAÚDE DIANTE DA EXPOSIÇÃO A MATERIAL PARTICULADO, UMIDADE E AO CALOR LIBERADOS DURANTE O PROCESSO DE COCÇÃO DE ALIMENTOS EM COZINHAS COMERCIAIS.:
Descrição: As informações provenientes da monitorização da exposição ambiental ou ocupacional possibilitam a implantação de medidas de prevenção e controle apropriadas. O objetivo do estudo será avaliar o risco à saúde respiratória de trabalhadores de cozinhas diante da exposição ao material particulado, umidade e calor liberados durante o preparo dos alimentos. Estudo transversal, cuja coleta de dados será realizada em dez restaurantes comerciais, tipo Buffet, localizados na cidade de Santos. A seleção será realizada em função do número de refeições servidas e utilização de diferentes métodos de cocção, sendo a escolha feita por sorteio simples. Os sujeitos do estudo serão divididos em dois grupos tendo como critérios de inclusão: 1- indivíduos de ambos os sexos com faixa etária de 20 a 44 anos não tabagistas, controlando para fumo passivo e sem afecções respiratórias anteriores ao início do desempenho de suas funções dentro da cozinha. 2- indivíduos com as mesmas características do Grupo 1, porém que desempenhem suas funções fora da cozinha, ou seja no serviço de salão. A coleta do material particulado 2,5 µm será realizada dentro das cozinhas e no serviço de salão durante o preparo dos alimentos das 8h30 às 15h30. Para este procedimento será utilizado um nefelômetro. Os valores de temperatura e umidade mínimos e máximos serão verificados através de coletores (dataloggers) da linha DHT 1120. Os participantes do estudo serão submetidos a um questionário investigativo para levantamento de informações referentes a idade, tabagismo, tempo de serviço, estado de saúde (incluindo doenças prévias, hábitos, estado sócio econômico e grau de instrução). Para a avaliação da capacidade respiratória será realizada uma prova de função pulmonar com o uso de um espirômetro da marca Visotrace 130. Para testar as diferenças entre as médias medidas na cozinha e no serviço de salão serão utilizados o teste t e teste u de Mann-Whitney e análise de variância para amostras independentes (ANOVA). Nas situações em que houver diferença entre as medidas será aplicado o teste HSD- Tukey para identificar essas diferenças. Serão utilizados modelos de regressão linear para avaliar os efeitos da exposição ao material particulado (PM2,5 ), sobre os diversos parâmetros do teste de função pulmonar, controlados par temperatura, umidade, tempo de serviço no local (cozinha e salão), hábitos, condições de moradia e fatores sócio econômicos.

ANÁLISES ESPACIAL E TEMPORAL DO CANCER DE MAMA NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA:
Descrição: Dentre todos os tipos de câncer, atualmente observa-se o aumento da incidência a depender da região e do desenvolvimento do país. Em países desenvolvidos, há um aumento de alguns tipos de tumores como próstata, cólon e reto, e nos países em desenvolvimento altas taxas de incidência de câncer de colo de útero, estômago, cabeça e pescoço. Vale destacar que o câncer de mama apresenta alta incidência tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. No entanto, a sobrevida é maior nos países desenvolvidos, provavelmente, devido à eficiência no rastreamento e tratamento da doença. De todos os tipos de neoplasias, o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres após o câncer de pele não melanoma e apresenta elevadas taxas de incidência e mortalidade. O câncer de mama apresenta alta incidência e mortalidade entre as mulheres principalmente após os 50 anos, no entanto, estudos sinalizam também aumento da incidência em mulheres jovens; abaixo de 40 anos, de modo que é um problema de relevância à saúde pública. Alguns estudos realizados na Região Metropolitana da Baixada Santista mostraram elevadas taxas de mortalidade por câncer. Faria, Almeida e Zanetta (1999), constataram altas taxas de mortalidade por câncer na região urbano-industrial e Zago et al. (2005) altos coeficientes de mortalidade por câncer de mama nos municípios pertencentes a Região Metropolitana, superando inclusive os coeficientes do Estado de São Paulo e Brasil. A Região Metropolitana da Baixada Santista apresenta como agravante diversos contaminantes ambientais em resíduos no solo, sedimento do estuário, assim como resíduos emitidos pelo ar, e muitos desses contaminantes são classificados como cancerígenos. Este estudo tem por objetivos analisar as distribuições temporal e espacial do câncer de mama na Região Metropolitana da Baixada Santista. Para atingir os objetivos será realizado um estudo ecológico misto (espaço-temporal), com dados fornecidos pela Fundação Oncocentro de São Paulo. Será realizada uma análise descritiva dos casos de câncer de mama por municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Serão construídos coeficientes de casos de câncer de mama por município e por ano de estudo utilizando-se dados populacionais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para caracterizar a exposição, será construído um indicador de densidade de contaminação por município com base na quantidade de áreas contaminadas e a área do município. Será calculada a correlação de Spearman entre os coeficientes de casos de câncer pela população em risco e o indicador de densidade de exposição (CALLEGARI-JACQUES, 2003). A análise espacial será realizada em duas etapas: primeiramente, serão construídos mapas temáticos considerando o desfecho de interesse (coeficientes por município), e a densidade de exposição, utilizando dados sobre contaminantes ambientais nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista disponibilizados pela CETESB, 2013. Na segunda etapa será realizada a geoestatística dos dados de desfecho e exposição, estratificados pelos grupos de interesse (faixa etária da população, municípios e tipos de contaminantes que predominam na área).

INVESTIGAÇÃO DOS FATORES DE RISCO PARA CÂNCER DE MAMA NA CIDADE DE SANTOS, SP:
Descrição: A Região Metropolitana de Santos destaca-se por estar entre as regiões com maiores coeficientes de mortalidade por câncer de mama no estado de São Paulo. No que tange a multifatorialidade da carcinogênese no câncer de mama, sabe-se que a predisposição individual, idade, sexo, fatores reprodutivos e hormonais e estilo de vida têm um papel importante em sua definição, porém, a exposição de mulheres a carcinogênicos ambientais é sem dúvida um fator sob constante investigação pela classe científica, com a finalidade de estabelecer relações de causalidade. A região Metropolitana de Santos sempre se destacou pela inadequada gestão de seus resíduos industriais, levantando a hipótese da possível exposição de mulheres residentes nesta região aos carcinogênicos ambientais anteriormente citados. O objetivo desta pesquisa será investigar os fatores de risco associados ao câncer de mama em mulheres moradoras da cidade de Santos, entre eles estarão às características demográficas, hormonais e reprodutivas, hábitos de vida, história familiar e pregressa de câncer, assim como exposição ambiental/ocupacional a carcinógenos ambientais. Este é um estudo de caso e controle utilizando uma base hospitalar para definição das amostras de casos e controles. A amostra considerada para a definição dos casos serão todas as mulheres portadoras de neoplasia maligna da mama com diagnóstico representado pelo código C50 do Código Internacional de Doença CID 10. Os controles serão pareados de forma individual aos casos, através da variável idade. Serão mulheres não portadoras de neoplasia maligna da mama, usuárias da mesma base hospitalar e que, portanto não façam uso dos serviços de oncologia desta instituição. As mulheres elegíveis a participarem deste estudo serão selecionadas aleatoriamente por meio de sorteio, onde cada grupo deverá ser composto por 48 participantes (n=48). O instrumento de abordagem utilizado será um questionário composto por questões relacionadas aos fatores de risco investigados neste estudo, formatado através de três questionários previamente encontrados em literatura: a. Questionário da Mulher aplicado na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher no ano de 2006; b. questionário utilizado em pesquisa realizada por Jacome e colaboradores no ano de 2010, em estudo de caso-controle para avaliação de fatores de risco para câncer de mama na cidade do Rio de Janeiro; c. questionário apresentado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos da América a pesquisadores dedicados à investigação dos fatores de risco no desenvolvimento do câncer de mama ao redor do mundo. Os entrevistadores não terão conhecimento do tipo de grupo ao qual seu entrevistado faz parte (caso ou controle) sendo, portanto um estudo cego para o tipo de paciente. A fim de evitar desconfortos causados pela aplicação do questionário, tanto no que se refere ao tempo despendido para seu devido preenchimento quanto aos assuntos de caráter pessoal e íntimos abordados, a entrevista será realizada em data e horário previamente definidos entre os pesquisadores e participantes, em ambiente discreto e apenas na presença do entrevistador que estará conduzindo a entrevista. O termo de Consentimento Livre e Esclarecido explicará as participantes o objetivo do estudo e os procedimentos necessários para a coleta das informações assim como seus direitos ao longo do período desta pesquisa. Para as variáveis quantitativas serão realizadas análises em função dos valores de medida da tendência central e das medidas de dispersão. Serão investigados fatores de risco para câncer de mama através de modelos de regressão logística.

Avaliação dos perfis hematológico e nutricional de idosos residentes em áreas contaminada e não contaminada por metais tóxicos na Baixada Santista:
Descrição: A população idosa é a que proporcionalmente mais cresce no mundo e o Brasil será a sexta maior população idosa em 2030. Os idosos constituem um grupo de risco de desnutrição devido a uma série de mudanças fisiológicas, sociais, econômicas e psicológicas relacionadas com o processo de envelhecimento. Uma nutrição deficitária favorece o aparecimento de doenças que, por sua vez, repercutem negativamente no seu estado nutricional, instaurando-se desta maneira um ciclo vicioso entre má nutrição e doença. A anemia é comum nessa população e está associada a significante morbidade e mortalidade. A redução na capacidade funcional muscular contribui de forma negativa na independência do idoso e tem se mostrado como fator preditor para mortalidade. A Região Metropolitana da Baixada Santista RMBS é conhecida pela contaminação ambiental originada em ações coordenadas de destinação inadequada e indevida de resíduos tóxicos industriais, tanto na superfície quanto no subterrâneo, proveniente do polo industrial de Cubatão, na maioria das vezes, em áreas que compreende os municípios de Cubatão, São Vicente e Guarujá. À contaminação ambiental se juntou um contingente enorme de famílias que passaram a ocupar várias dessas áreas de depósito de resíduos industriais, por terem sido expulsos das áreas urbanas pelas transformações sociais e urbanas, resultantes do crescimento das cidades da região. No Brasil faltam dados sobre a real exposição da população à contaminação ambiental e muitas vezes não se considera a intoxicação subclínica. Estudos com população idosa sob condições de exposição a contaminantes ambientais e o reflexo sobre o estado nutricional são escassos ou inexistentes. Objetivo: avaliar os perfis hematológico e nutricional de idosos residentes em áreas contaminada e não contaminada por metais tóxicos na Baixada Santista. Métodos: estudo transversal, realizado com idosos (60 anos ou mais), residentes há pelo menos cinco anos em uma das áreas contaminada (bairro Quarentenário – QT) e não contaminada (condominio Tancredo Neves – TN) em São Vicente-SP. Os participantes foram submetidos a avaliação antropométrica (peso, altura, IMC, circ. braço-CB, circ. abdominal-CAb, circ. panturrilha-CP, circ. quadril-CQ, dobra cutânea triciptal-DCT, espessura do músculo adutor do polegar de ambas as mãos-EMAPdir e EMAPesq, força de preensão manual de ambas as mãos-FPMdir e FPMesq, composição corporal por bioimpedância elétrica – % gordura, peso massa magra e massa gorda), e responderam a questionário sócio demográfico, anamnese alimentar, questionário de frequencia alimentar e mini avaliação nutricional. Uma gota de sangue, por punção digital, foi utilizada para identificar anemia. Além dos grupos bairros os idosos foram estratificados em Anemia (AN) e não anemia (NAN) e dinapenia (DIN) e não dinapenia (NDIN). Utilizado teste t Student e U-Mann-Whitney para as variáveis quantitativas e Qui-quadrado ou teste exato de Fisher entre as variáveis qualitativas; nível de significância adotado foi de 5,0% e o SPSS 17.0 for windows foi utilizado para as análises estatísticas. Regressões logísticas univariadas e multiplas serão utilizadas para a identificação de fatores de risco para anemia.

RELAÇÃO ENTRE POLUIÇÃO DO AR E DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM CUBATÃO, SANTOS E SÃO PAULO ENTRE 2000 E 2012:
Descrição: Este estudo tem por objetivo avaliar a relação entre exposição à poluição do ar e internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por doenças cardiovasculares totais (CID10: I00-I99), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) (CID10: I21), Doença Isquêmica do Coração (DIC) (CID10: I20-I25), e Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) (CID10: I50); estratificadas por sexo e faixa etária (até 45 anos, de 45 a 60 anos, após 60 anos) em residentes dos municípios de Cubatão, Santos e São Paulo. As análises com relação a Santos serão realizadas para o período de junho de 2011 a dezembro de 2012, devido à presença de monitoramento da qualidade do ar pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) desde junho de 2011 na cidade. As demais análises serão realizadas para o período de janeiro de 2000 a dezembro de 2012, devido à presença de monitoramento da qualidade do ar pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) nesses locais para o período. O município de Cubatão é altamente industrializado com frota diária de caminhões devido a proximidade do porto de Santos, e após se realizar uma revisão bibliográfica detalhada observou-se o número mínimo de estudos realizados nesse município, e desconhece-se o efeito da exposição diária de seus moradores a poluição do ar e sua relação com a doenças cardiovasculares. Foi implantado pela CETESB em 2011, no município de Santos, duas estações de monitoramento de qualidade do ar, com isso, estudos de efeitos da poluição do ar na saúde podem ser realizados. Escolhemos o município de Santos por ter o porto e com isso um alto fluxo de tráfego de caminhões e carros devido ao crescimento econômico com a chegada do pré-sal. Em São Paulo faltam estudos recentes de poluição do ar e doenças cardiovasculares fazendo com que este estudo deva ser realizado. Serão obtidos dados horários sobre os níveis de PM10, CO, SO2, NO2 e O3, temperatura mínima e umidade média junto a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo.