História
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
FORMAÇÃO INOVADORA
A UNISANTOS é uma instituição de pesquisa que valoriza o espírito investigativo e a inovação, e entende o desenvolvimento do espírito científico como fundamental para uma formação completa e um diferencial decisivo no mundo globalizado em que vivemos. Por meio do Programa de Iniciação Científica e das Atividades Curriculares de Pesquisa, inseridos e articulados com as estruturas curriculares, todo estudante da UNISANTOS é um pesquisador.
- Áreas de pesquisa:
História, Bens Culturais e Identidades Regionais; História, Sociedade e Relações de Poder; História, Memória e Historiografia; História, Educação e Políticas.
- Grupos de pesquisa:
Análise de Conjuntura Internacional
Educação e Tecnologias
Pesquisa e Formação
Formação de Sujeitos: História, Cultura, Sociedade
Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Saúde e Sexualidade na Perspectiva do Quadro da Vulnerabilidade e dos Direitos Humanos
Instituições de Ensino: Políticas e Práticas Pedagógicas
Laboratório de Informação e Arquivo Memória da Escola
Observatório de Políticas Públicas Educacionais: Pesquisa-formação, infâncias e educação integral
Patrimônio Cultural e Paisagem: Reconhecimento, Legislação, Documentação e Intervenção
Patrimônio e Pertencimento
Pedagogia Crítica: Práticas e Formação
Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação
Cátedra Paulo Freire
Cátedra Sérgio Vieira de Melo
Interface com os programas Stricto Sensu em Educação da Universidade (mestrado e doutorado)
Cátedra Professor doutor Waldemar Valle Martins
Modelo das Nações Unidas (MONU)
Mostra de Pesquisa em Educação
Comprometida com a formação do aluno, a UNISANTOS promove a extensão universitária por meio de diversos serviços e projetos desenvolvidos pelos estudantes, durante a formação. São oportunidades para desenvolver novas competências, adquirir experiências práticas e participar do encaminhamento de soluções para problemas e questões sociais. Por meio desses projetos, a Universidade estimula o desenvolvimento de valores como cidadania, ética, responsabilidade, cultura da paz, respeito ao próximo, solidariedade e justiça, entre outros.
Programa Mídia, Educação e Desenvolvimento Regional: projeto para a TV UniSantos e Rádio Boa Nova, que envolve os Projetos: Empreender e Inovar em Educação; Universitários vão à escola; Incentivo à Docência no Ensino Médio; Museu a Céu Aberto. O programa e seus projetos possibilitam a relação entre o curso de História e a comunidade externa, ampliando o alcance da Universidade.
Engenho dos Erasmos
Programa Educação em Foco
Programa Práticas Inclusivas na Educação
Cátedra Paulo Freire
Cátedra Sérgio Vieira de Melo
Cátedra Professor doutor Waldemar Valle Martins
Modelo das Nações Unidas (MONU)
A proposta do Percurso Formativo é de oferecer módulos gratuitos e opcionais que contribuem para uma formação inovadora. Na UNISANTOS, o estudante tem a oportunidade de diferenciar sua formação, antecipando as tendências do mercado, agregando diferentes habilidades e buscando novos caminhos ainda durante a graduação. São percursos criados para garantir maior empregabilidade e as características do profissional do futuro.
Veja alguns exemplos de Percursos Formativos Opcionais:
ESCOLHA UM PERCURSO

Desenvolve o conceito de notícia, o processo de sua produção e comunicação em redes sociais. Estuda a natureza do conhecimento produzido pela notícia, suas teorias e funções, permitindo ao futuro professor se tornar agente identificador de tendências e inovação na área de comunicação no ambiente digital, preparando para a interpretação crítica da notícia e o combate às fake news.

Apresentação das linguagens dos meios audiovisuais, cinema, rádio, televisão e internet, como produtores de imagens e sons. Apresentação dos principais softwares audiovisuais e desenvolvimento de habilidades de edição de peças audiovisuais, a partir de plano que contempla imagens, som e arte, segundo roteiro predefinido, utilizando recursos tecnológicos e softwares avançados para o desenvolvimento de produtos e conteúdo para plataformas digitais.

O percurso formativo contempla conhecimentos dos cursos de Administração, Psicologia e Direito. Promove a educação voltada para direitos humanos, propiciando aos estudantes um olhar técnico, prático e crítico em relação ao contexto atual. O aluno entenderá como as relações culturais são construídas na história social, econômica e política de cada povo, e como as representações de raça, gênero e classe são produto das lutas sociais, carregadas de signos e significações culturais que se expressam na religião, nos costumes, na família e na comunidade. As possibilidades de apreender a afirmação histórica dos direitos humanos, em permanente diálogo com a antropologia e a filosofia, tendem a desenvolver inúmeras competências nos estudantes que optarem por esse itinerário formativo.

A proposta deste percurso formativo busca articular as relações da História com o Jornalismo e as Relações Internacionais, como objeto ou fonte de investigações, reforçando as relações que o campo de estudo em Jornalismo tem estabelecido com a História. Este percurso oferece ao estudante conhecimentos para compreender os mecanismos institucionais pelos quais as nações se relacionam, fundamentais para que o jornalista possa iniciar seu processo formativo para a especialização na área internacional. É um ponto de partida que envolve diversos tipos de conhecimentos, como idiomas, economia e história, entre outros.

A proposta deste percurso articula conhecimentos entre os cursos de Jornalismo e Relações Internacionais. É uma possibilidade para o estudante de História se aproximar das Ciências Sociais, construindo novo olhar sobre a história do tempo presente e maior atuação na esfera da história pública. A proposta possibilita a experiência nas dinâmicas da Organização das Nações Unidas, por meio da preparação e simulação das Assembleias Gerais, e também da formação de delegações de representação diplomática de diversos países, além de prática de pesquisa sobre política, economia, cultura e relações internacionais. Os alunos são capacitados na arte da negociação, apresentando noções de política externa, diplomacia e oratória.

Este percurso formativo opcional propicia ao estudante deHistória o aprofundamento dos fundamentos teóricos da Psicologia, com o intuito de se obter melhor promoção da relação professor-aluno e das relações interpessoais. Além disso, abre a possibilidade de compreensão da pesquisa educacional, por meio de projetos interdisciplinares com família e escola, e comunidades educativas, em especial quando se busca o caminho da inclusão e diversidade a partir do conhecimento do território em que o aluno está inserido. São oferecidos, neste percurso, conhecimentos suplementares em psicologia, pedagogia, comunicação,
neurociências e artes, tendo como foco a educação e análise das dificuldades de aprendizagem, de acordo com a realidade vivida em cada escola e sua clientela específica. Esses conhecimentos fortalecem o licenciando em História e promovem melhor articulação frente ao que poderá ser vivenciado nos espaços escolares, em especial ao tratar de aspectos importantes, como inclusão e diversidade sob a ótica da psicologia escolar.

A proposta deste percurso é aprofundar os estudos referentes aos aspectos da mente humana e das questões ligadas à motricidade e inclusão. O estudante desenvolve conhecimentos que auxiliam na prática docente com alunos que possuem síndromes e transtornos, sejam do desenvolvimento e/ou da aprendizagem. O curso de História possibilita ao aluno ampliar saberes necessários para a formação de professores responsáveis pelas crianças, desde a mais tenra idade, a partir da expertise dos profissionais de Psicologia.

Este percurso aprimora a formação em comunicação científica, apresentando aos estudantes o conceito de notícia e do processo de sua produção, bem como da linguagem jornalística e seus objetivos em cada meio de comunicação: rádio, jornal, televisão e webjornalismo. Desenvolve a criação de produtos e conteúdos midiáticos voltados às plataformas digitais com criatividade e viabilidade, como produto de comunicação, e da notícia investigativa e interpretativa, por intermédio da produção de textos jornalísticos orientados de temas específicos em profundidade.

Este percurso estuda a imagem a partir de elementos e aplicações da fotografia nos veículos de comunicação, na era da imagem. Oferece conhecimento da linguagem básica da fotografia e operação de câmeras fotográficas e seus acessórios em estúdio e ambiente externo, e os recursos da Iluminação artificial e natural, para que a imagem possa ser editada e trabalhada por meio de softwares específicos de tratamento, e suas possibilidades e aplicações em peças de comunicação geral e científica.

O percurso promove estudos direcionados à compreensão das influências afro-brasileiras e indígenas presentes na nossa cultura. A partir de estudos voltados à ênfase do cumprimento da Lei nº. 10.639/2003, que contempla na formação a obrigatoriedade do desenvolvimento da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, o pedagogo terá conhecimentos fundamentais para ministrar aulas sobre a formação do povo brasileiro. Além de ampliar seu repertório linguístico literário, este percurso possibilita a união dos saberes e a aplicação dos conhecimentos em formulações que enriquecem o processo de metodologias ativas com o estudo e elaboração de storytelling.
A UNISANTOS considera fundamental estimular o pensamento globalizado, não apenas por meio de convênios com grandes universidades estrangeiras, mas de modo ainda mais amplo, a partir da dimensão formativa profissional. Nosso Programa de Mobilidade Acadêmica é um dos benefícios que permitem ao estudante impulsionar a formação pessoal, além da acadêmica e profissional, seja por meio de eventos internacionais acontecendo na universidade, ou fazendo intercâmbio.
O ambiente de trabalho é cada vez mais diversificado, formado por equipes multiprofissionais e que buscam soluções integradas, inovadoras e sustentáveis. A UNISANTOS propicia essa vivência, oferecendo formação com interação entre as diversas áreas do conhecimento, por meio de projetos intersetoriais, em sintonia com um mundo em constante evolução.

Diferenciais do Curso
Nota 4 na avaliação do MEC e 4 estrelas (de 5) no Guia da Faculdade do Estadão.
Doutores e mestres desenvolvem pesquisas que renovam a produção historiográfica nacional e regional.
Concepção curricular dinâmica, flexível, transformadora e apoiada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Acompanhada pelo compromisso de explorar ângulos novos nas diferentes áreas do conhecimento.
Integração entre os diversos campos de ciências humanas e sociais com o objetivo de compreender a realidade brasileira, na sua diversidade e complexidade social e cultural.
Inserção da tecnologia como facilitadora e potencializadora do ensino, incorporando a hibridização do currículo, por meio de experiências de aprendizagem diferenciadas.
Oportunidade de usufruir de toda a estrutura física da UNISANTOS – bibliotecas, laboratórios, eventos – e diversas possibilidades para enriquecer ainda mais o processo formativo.
Produção de conhecimento voltado à educação em direitos humanos e à valorização das relações de alteridade, do diálogo e da cultura da paz.
Proposta formativa comprometida com o desenvolvimento sustentável e alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Percursos formativos opcionais e práticas que valorizam a inovação, a interdisciplinaridade e o rompimento de limites entre cursos e áreas, com vistas ao conhecimento em rede, e a oferta de um currículo mais personalizado.
DIFERENCIAIS ÚNICOS
Todos os cursos da UNISANTOS oferecem matrizes curriculares flexíveis que incorporam pesquisa e extensão durante a graduação, além de percursos formativos diferenciados ao estudante. Composta de disciplinas presenciais e a distância, regulares e eletivas, a matriz curricular pode se adaptar conforme o interesse do estudante, oferecendo a oportunidade de viver integralmente o ambiente universitário em todas as suas inúmeras possibilidades.

Na UNISANTOS, os espaços físicos são um fator decisivo no processo de formação do estudante. A Universidade mantém a maior estrutura de laboratórios da Baixada Santista, diferencial que favorece a pesquisa e a aplicação prática de conhecimentos. São mais de 100 laboratórios em todas as áreas de atuação da Universidade que proporcionam uma formação completa, aliando teoria e prática.
A UNISANTOS reconhece a importância de orientar e dar suporte para que os estudantes cheguem com maior segurança e tranquilidade ao mercado de trabalho. Atuando com ecossistemas de inovação, a Universidade se une a empresas e poder público para oferecer ambientes colaborativos, incentivando a autonomia no processo de ensino e das escolhas profissionais dos estudantes, com parcerias envolvendo diversas instituições que atuam no ambiente acadêmico.
Pensando na qualidade de vida do estudante, a UNISANTOS combina momentos de encontro presencial com outros em que ele pode estudar a distância. Ensino presencial com as vantagens do on-line e on-line com vantagens do presencial.

Além das qualificações específicas dos cursos, a UNISANTOS estimula o desenvolvimento de competências que antecipam necessidades – entre elas, inteligência emocional; habilidade para lidar com circunstâncias adversas; capacidade de aprender com erros; resiliência; e espírito de liderança. Para além do mercado de trabalho, é um preparo para a vida.

#QUEM FAZ
A DIFERENÇA
-
Coordenador do Curso de Licenciatura em História
Prof. Me. Paulo Fernando Campbell FrancoTelefone: 3205-5555 – ramal 1320
E-mail: coord.his@unisantos.br
-
Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Prof. Me. Paulo Roberto Börnsen VibiamE-mail: dir.ccedc@unisantos.br
Campus Dom Idílio José Soares
Avenida Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias
Fundamento legal para o funcionamento do curso
Autorização: Decreto nº 56.459/1965
Reconhecimento: Decreto nº 65.873/1969
Última renovação de reconhecimento: Portaria MEC nº 1.095/2015
INFORMAÇÕES
(13) 3205-5555Telefone: (13) 3205-5555