Programas de Extensão Universitária
Índice de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida na Baixada Santista
Descrição: Reúne subprogramas e projetos cujas ações reforçam o compromisso institucional com o desenvolvimento de qualidade de vida para a população da Baixada Santista. Fundamenta-se na convicção de que a responsabilidade social fica fortalecida quando o desenvolvimento humano medido na região consegue atingir índice de qualidade. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças. Varia de zero a um e é divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em seu relatório anual. Países com IDH até 0,499 são considerados de desenvolvimento humano baixo, e os com índices entre 0,50 e 0,799 são considerados de desenvolvimento humano médio. (https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2144:catid=28 2008 . Ano 5 . Edição 39 - 25/01/2008 IDH Por Jorge Luiz de Souza) Para tanto, o programa propõe, também, valorizar o potencial da Economia Criativa e da Ecologia Integral na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), beneficiando a qualidade de vida das populações.
Objetivo Geral: Valorizar o papel da extensão universitária na educação, na preservação do patrimônio cultural e ambiental e sua relação com a qualidade de vida na RMBS.
Objetivos Específicos: Propor iniciativas que contemplem a extensão e a pesquisa relativas a qualidade de vida, contribuindo para que as cidades reencontrem sua dimensão essencialmente humana. Planejar atividades interdisciplinares para lidar com temas transversais e emergentes em economia criativa e ecologia integral. Incentivar novas práticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.
Relevância Social: A construção de uma nova sensibilidade para com a qualidade de vida das populações da RMBS, além de identificar o seu desenvolvimento socioeconômico poderá orientar as possíveis medidas a serem tomadas naquilo que se encontra deficiente. Poderá revelar aspectos da identidade nos municípios da RMBS e o potencial da Economia Criativa e da Ecologia Integral. Sabe-se que a região está fortemente marcada pelas tradições de diversas regiões do Brasil, bem como pelas tradições de imigrantes de diversos países, onde o patrimônio imaterial refere-se ao modo de vida das famílias.