Programas de Extensão Universitária
Patrimônio Cultural, Memória e Preservação da Identidade Regional
Descrição: Reúne subprogramas e projetos cujas ações reforçam o compromisso institucional com a recuperação da memória social, das tradições culturais, das manifestações arquitetônicas e da educação patrimonial. Fundamenta-se na convicção de que a responsabilidade social fica fortalecida quando a cultura, memória, educação e meio ambiente são transformados em elementos que se cruzam e, uma vez apropriados pela sociedade, fortalecem a identidade em relação aos espaços de viver e despertam o interesse e mobilização no sentido da preservação do patrimônio cultural material e imaterial. Propõe, também, valorizar o potencial da Economia Criativa na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), beneficiando a qualidade de vida das populações.
Objetivo Geral: Valorizar o papel da extensão universitária na educação patrimonial, na preservação do patrimônio cultural e sua relação com a memória social de comunidades na RMBS.
Objetivos Específicos: Propor iniciativas que contemplem a extensão e a pesquisa relativas ao patrimônio cultural, contribuindo para que as cidades reencontrem sua dimensão essencialmente humana. Planejar atividades interdisciplinares para lidar com temas transversais e emergentes em economia criativa e inovação social. Incentivar novas p
Relevância Social: A construção de uma nova sensibilidade para com o passado coletivo das populações da RMBS, além de salvaguardar o patrimônio cultural, também poderá revelar aspectos da identidade cultural nesses municípios e o potencial da Economia Criativa. Sabe-se que a região está fortemente marcada pelas tradições de diversas regiões do Brasil, bem como pelas tradições de imigrantes de diversos países, onde o patrimônio imaterial refere-se ao modo de vida das famílias e o patrimônio material à arquitetura das cidades, com diversas edificações de valor histórico reconhecidas pelas comunidades locais.