Programas de Extensão Universitária
ATIVOS
PROJETOS HOMOLOGADOS
Agência de Notícias da Água
Objetivos: - Produzir notícias e conteúdos sobre a temática água para informar e conscientizar a sociedade sobre boas práticas de utilização do recurso natural.
Relevância Social: A água é um recurso indispensável para a existência da vida e o uso racional é indiscutivelmente um benefício para toda a sociedade, para tal, é fundamental que as pessoas tenham informação.
CLIQUE DA NOTÍCIA ATIVIDADE PRÁTICA DE FOTOJORNALISMO
Objetivos: Propiciar ao estudante do primeiro ciclo do curso a experiência de criação de fotografias de cunho jornalístico para público real, com a visão do interesse social.
Relevância Social: Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de conteúdos sobre a interação de eventos, fatos, imagens, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau.
Focas da Notícia
Objetivos: Propiciar ao estudante do primeiro ciclo do curso a experiência da produção de notícias para público real, com a visão do interesse social e uma abordagem que aproxime esse aprendiz com a realidade profissional.
Relevância Social: Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de conteúdos sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau.
Programa Mesa redonda - Rádio Boa Nova FM
Objetivos: - Proporcionar um espaço de diálogo da Universidade com a sociedade, por meio da discussão e o debate de temas importantes para a região, com a participação de convidados externos, especialistas das áreas envolvidas nas temáticas pautadas.
Relevância Social: A informação é uma arma fundamental e poderosa para que as dificuldades sociais sejam superadas, por meio da discussão, reflexão e até mesmo a denúncia de aspectos que distorçam a concepção de cidadania. Ao propor programas de rádio cujas temáticas envolvam questões sobre educação, saúde, urbanismo, direito, meio ambiente, nutrição, etc. abrem-se caminhos para que a conscientização e o conhecimento avancem sobre a ignorância, que propicia uma pior qualidade de vida da população. O debate de ideias acerca de questões sociais importantes contribui para a construção e disseminação das políticas públicas, que melhorem a vida da comunidade.
Programa Urbanidades
Objetivos: O objetivo do programa é se tornar cada vez mais integrado com os universitários e, ao longo do tempo, contribuir para novos projetos na TV UNISANTOS. Cesar Bargo enfatiza que para garantir a estabilidade do programa, é necessário um período de evolução e consolidação do estilo, estimado em pelo menos seis meses.
Relevância Social: O programa "Urbanidades" tem uma relevância social significativa, pois promove uma plataforma de diálogo crítico sobre questões urbanas e sociais que afetam a comunidade da Baixada Santista. Ao trazer pessoas da comunidade e especialistas para discutir temas relacionados ao espaço urbano e às relações sociais, o programa contribui para a conscientização e a reflexão sobre desafios e oportunidades que impactam diretamente a vida dos cidadãos. Além disso, o programa desempenha um papel educativo, envolvendo alunos de diferentes cursos da Universidade Católica de Santos na sua produção. Essa integração acadêmica não só enriquece o conteúdo do programa, mas também proporciona aos estudantes uma experiência prática em suas áreas de estudo, preparando-os para enfrentar questões reais com uma abordagem multidisciplinar. O "Urbanidades" se destaca por promover a participação ativa da comunidade e dos estudantes, contribuindo para a construção de um espaço de comunicação que fortalece o vínculo entre a universidade e a sociedade, e incentivando a formação de uma consciência crítica sobre os temas urbanos.
Reportagem em ação
Objetivos: Proporcionar ao estudante a experiência de desenvolver reportagens mais complexas, que exijam maior habilidade na entrevista para disponibilização ao público de um conteúdo noticioso que preze pelo interesse social.
Relevância Social: O papel do jornalismo no mundo atual é o de fornecer informações capazes de servirem de subsídios para a população na tomada de suas decisões, sejam elas decisões políticas, econômicas ou civis, fazendo com que as pessoas exerçam a sua cidadania no regime democrático. A ênfase neste semestre estão na Reportagem e as técnicas de entrevista, o que leva a um nível de complexidade maior dos temas abordados nas pautas, com a profundidade e, especialmente, no trato com as fontes qualificadas e personagens abordados ao longo das atividades propostas. O propósito é garantir a formação de egressos críticos e conscientes do seu papel na sociedade e no âmbito profissional, nos quais o conhecimento seja um meio de compreensão e de transformação da realidade. Neste sentido, é imprescindível pensar em uma prática que contemple o diálogo entre a teoria e a prática. Assim, este projeto de extensão proporciona aos estudantes de Jornalismo uma formação mais completa, uma vez que representa a oportunidade de praticar a comunicação, com produtos reais consumidos pela sociedade. De acordo com Melo, as produções acadêmicas, no âmbito da Comunicação, mesmo produzidas por estudantes, só adquirem significado enquanto atividade de informação coletiva, o que se estrutura a partir de necessidades existentes numa comunidade, numa sociedade, e busca atender a essas aspirações. Logo, o processo jornalístico origina-se nas expectativas de um público determinado e completa-se quando as notícias e seus comentários chegam àquele contingente humano e provocam reações, caso contrário a produção será estéril e corre-se o risco da realização de experiências à nossa imagem e semelhança. Daí a importância da produção veiculada para um público real.
Storytelling Audiovisual
Objetivos: Proporcionar ao estudante de Jornalismo a experiência da criação de conteúdo jornalístico para público real, com visão de interesse social e documental, por meio de pautas relacionadas a questões regionais relevantes.
Relevância Social: Jornalismo é a coleta, checagem e análise de informações para a produção e distribuição de conteúdo sobre eventos, fatos, ideias e pessoas que afetam, em alguma medida, a sociedade. O papel do jornalismo contemporâneo é o de fornecer informações capazes de garantir à sociedade condições para a tomada de decisões, sejam elas no âmbito político, econômico ou de garantia da cidadania, no regime democrático. Para a formação de egressos críticos e conscientes de seu papel na sociedade e no âmbito profissional, nos quais o conhecimento seja um meio de compreensão e transformação da realidade, é imprescindível pensar em teoria e prática de modo complementar. Este projeto de extensão representa a oportunidade de praticar os conceitos básicos do jornalismo, relacionados com o conhecimento mais amplo, adquirido nos cursos de Comunicação.