Programas de Extensão Universitária
ATIVOS
PROJETOS HOMOLOGADOS
OBSERVATÓRIO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Objetivos: Prestar serviço de informação à comunidade sobre os mais diversos aspectos constituintes da conjuntura de atuação do pedagogo(a) em espaços não escolares.
Relevância Social: Como instituição formadora de pedagogos(as), somos cônscios da nossa responsabilidade de promover a formação de pedagogos(as) para um cenário mais globalizado, multicultural e diversificado. O pedagogo(a) tem o papel de mediar processos educacionais, buscando contribuir com as mudanças nos novos espaços constituídos, pois seu campo de atuação amplia-se cada vez mais, à medida que nossa sociedade se transforma frente ao mundo globalizado. Nesse sentido, transcendendo os limites da sala de aula, o Observatório contribuirá com a produção de conhecimento sobre uma temática vital para nosso curso. Ao protagonizarem este PCE, os licenciandos terão um desenvolvimento acadêmico mais consciente da função social que desempenharão futuramente, junto às comunidades, contribuindo e transformando realidades antagônicas. O trabalho do pedagogo(a) em espaços não escolares, além de educativo e de gestão, é também político, porque intervém no mundo. Como indaga Freire (1988), ao analisar o trabalho de comunicação entre o técnico agrícola extensionista e o camponês: Extensão ou Comunicação? Reafirmando que o trabalho de um extensionista é o do diálogo verdadeiro e respeitoso com a comunidade, ensinando e aprendendo com as pessoas. Assim, o autor referido nos lembra que a extensão deve ser uma ação cultural, nunca invasiva, mas de construção coletiva de saberes e, por isso, transformadora. Daí a troca de saberes entre Universidade e comunidade ser o eixo estruturante deste PCE. Em relação ao conhecimento que a sociedade tem do pedagogo em ambientes não escolares, sabemos que é praticamente inexistente, havendo preconceito e desvalorização. Isso porque, na origem da profissão (Saviani, 2008), a visão que se tinha era em uma perspectiva mais assistencialista. Na atualidade, o pedagogo(a) está assumindo multifunções e se tornando mais atuante em suas práticas profissionais para a transformação do seu meio social. Um profissional que precisa ser mais reconhecido e valorizado, bem como ser remunerado à altura de tantas demandas. Portanto, o Observatório poderá contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento sobre essa temática e, por conseguinte, para a valorização da profissão. Pelos aspectos elencados, a relevância social deste PCE, na área da Pedagogia, é inegável e multifacetada. O Observatório será um espaço/tempo para comprovar que a prática pedagógica transcende os muros escolares, abrindo novas possibilidades para o profissional e contribuindo para a desmistificação da figura do pedagogo como exclusivo da escola. Ademais, desenvolver conhecimento sobre os inúmeros ambientes e diferentes possibilidades dessa atuação será essencial para que os licenciandos possam construir a práxis pedagógica durante a formação, ou seja, a indissociabilidade entre teoria e prática.