Programas de Extensão Universitária
ATIVOS
PROJETOS HOMOLOGADOS
Arte e movimento: contribuições para uma prática inclusiva
Objetivos: Demonstrar positivamente o relacionamento interpessoal, desenvolvendo o projeto voltado à PCE dentro de uma dinâmica em grupo que se estabeleça de modo produtivo e respeitoso, favorecendo o diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, por meio de pesquisas e práticas referentes à Educação especial e Inclusiva.
Relevância Social: As ações oportunizadas pela extensão visam entrelaçar saberes que envolvem o fazer docente no espaço universitário e outros espaços educativos, em especial a escola, no que tange à educação especial e inclusiva. É possível, então, articular o conhecimento científico, aliado às práticas com a intenção de promover o desenvolvimento social e participação de trabalho em equipe, cooperativo, demonstrando a capacidade de aprender e de aprender a conviver com os outros e sobretudo de valorizar a relevância da ação coletiva para superar as dificuldades que podem ocorrer no atendimento a pessoa com deficiência (PCD) nas escolas e em espaços de aprendizagem, considerando que hoje vivenciam uma sociedade positiva, de exposição em detrimento de uma sociedade de controle.
Contribuições do desenvolvimento da linguagem na Educação Especial e Inclusiva para a inclusão de pessoas com TEA
Objetivos: Favorecer a troca de saberes entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras, Português/Inglês, e os demais atores que atuam direta ou indiretamente na educação do Ensino Fundamental II e Ensino Médio por meio das ações interventivas atendendo aos princípios da inclusão escolar.
Relevância Social: A relevância social do projeto reside na compreensão sobre o âmbito escolar como sendo o primeiro lugar de aprendizagem formal do ser humano, mas, sobretudo, como parte fundamental na formação integral de cidadãos preparados para as práticas inclusivas, atualmente e no futuro.
Práticas Colaborativas: diálogo entre universidade e escolas de ensino médio
Objetivos: Promover condições para a pesquisa, o estudo e a inserção dos licenciandos na educação básica pública e/ou em outros espaços educativos, alinhando a teoria estudada à prática. Demonstrar capacidades de relacionamento interpessoal, desenvolvendo o projeto voltado à PCE dentro de uma dinâmica em grupo que se estabeleça de modo produtivo e respeitoso.
Relevância Social: As ações oportunizadas pela extensão, na Universidade Católica de Santos, visam a entrelaçar saberes entre o fazer docente no espaço universitário e outros espaços educativos, sendo possível articular o conhecimento científico em conjunto com as necessidades da sociedade e, dessa forma, respaldadas por valores democráticos e igualdade de direitos, são capazes de promover o desenvolvimento social local. Além disso, é incentivada a participação em trabalho em equipe e cooperativo, demonstrando a capacidade de aprender a aprender, de aprender a conviver com os outros e de valorizar a importância da ação coletiva e de trocas na prática de sala de aula da educação básica e/ou em outros espaços educativos.