Programas de Extensão Universitária
ATIVOS
PROJETOS HOMOLOGADOS
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ENTRE 10 E 12 ANOS A PARTIR DA DISCUSSÃO SOBRE A SUSTENTABILIDADE E O USO CONSCIENTE DA ÁGUA
Objetivos: Possibilitar ao licenciando a articulação entre a teoria e a prática para a formação docente, fundada nos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, visando à garantia do desenvolvimento dos estudantes, prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores (RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019).
Relevância Social: Este projeto oferece aos licenciandos a oportunidade de Pensar sobre a prática a partir de pressupostos teóricos com vista no planejamento, na ação, na respectiva observação e avaliação - etapas da aprendizagem que se complementam de forma interdependentes, permitido assim a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, essenciais na formação docente. Contribui também com a formação integral dos licenciandos e das crianças da Educação Básica, a partir da discussão de questões voltadas para a sustentabilidade, alinhando-se aos ODS da ONU, preparando-as para serem agentes de mudança em suas comunidades.
Apostila de revisão dos principais assuntos tratados de matemática no ensino fundamental
Objetivos: Promover integração, socialização e troca de saberes entre acadêmicos das licenciaturas, alunos, profissionais de instituições de Ensino Básico e membros da comunidade em geral, através da implementação de ações educativas.
Relevância Social: O encontro com diferentes vivências provenientes de práticas extensionistas possibilita aos sujeitos envolvidos uma formação potencializadora a partir da análise e da revisão, crítica e criativa, das demandas da realidade escolar perpassadas pelo diálogo, respeito e integração entre docentes, discentes e a comunidade.
Gestão em Educação e a relevância para a prática docente
Objetivos: Refletir como a gestão pode interferir no processo ensino aprendizagem
Relevância Social: Ratificar a importância da gestão participativa como elo com a comunidade