O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma avaliação do rendimento dos alunos concluintes de cursos de graduação, aplicada anualmente pelo MEC. A participação no exame é obrigatória para os estudantes concluintes.
Que cursos farão o Enade em 2023?
Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Nutrição
Quem está habilitado a fazer o Enade?
Ingressantes e concluintes dos cursos definidos.
O que se entende por ingressantes?
Aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023.
O que se entende por concluintes?
Aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2024.
O questionário do estudante é de preenchimento obrigatório?
Sim, é obrigatório. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante que estará disponível por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br/
Até quando precisa se cadastrar e preencher o questionário?
O sistema já está disponível para se cadastrar e preencher o questionário. Tanto o cadastro quanto o questionário devem estar preenchidos até dia 25 de novembro de 2023.
Quando serão aplicadas as provas do Enade 2023?
26 de novembro de 2023.
Qual o horário da prova (horário oficial de Brasília)?
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término da prova: 17h30
O que acontece com quem não comparecer à prova?
O estudante que não comparecer à prova ficará impedido de colar grau, uma vez que o ENADE é componente curricular obrigatório.