Antropologia
  Assuntos gerais
  Biografias
  Comunicação
  Direito
  Ecologia
  Economia
  Educação
  Engenharia
  Física
  Gestão de negócios
  História
  Jornalismo
  Literatura
  Matemática
  Medicina
  Música
  Patrimônio histórico
  Pensamentos
  Psicologia
  Saúde
  Serviço social
  Sociologia
  Urbanismo
 
 
 
CONTROVÉRSIA JURÍDICA: UMA INTRODUÇÃO FILOSÓFICA
   
As bases filosóficas do direito em livro

Obra resgata a controvérsia entre direito e justiça, enfatizando a dialética, inventada pelo pensador Heráclito, em oposição à lógica de Aristóteles

Controvérsia Jurídica: Uma Introdução Filosófica, do professor Alcides Telles Júnior, novo lançamento da Editora Universitária Leopoldianum, da UniSantos, analisa a base filosófica do Direito, o que representa “uma renovação dos estudos jurídicos” para os especialistas.

O livro estuda os termos Direito e Justiça, tão diferentes em sua essência, mas tão próximos nas discussões acadêmicas, realidades que se entrecruzam na História desde a Antigüidade Clássica. Partindo da teoria radical, a obra discute a controvérsia jurídica sobre o que o autor chama de dissenso interlocutório sobre a justiça e o direito.

Controvérsia Jurídica: Uma Introdução Filosófica analisa os aspectos existencial e mecânico do ser humano. No primeiro aspecto dá ênfase às vertentes estética, ética e dialética, mostrando como o homem é capaz de desvencilhando-se de pensamentos prontos e acabados, repensar a coisa pensada. No segundo, estuda os mecanismos lógicos determinantes de certos comportamentos e idéias humanas, que levam ao ser sistemático.

Segundo o professor de Filosofia, Antônio Paulo de Ferreira Castilho, “a controvérsia jurídica, elemento importante nas lides da justiça, foi sempre estudada tendo como referência a lógica, saber constituído por Aristóteles e posteriormente desenvolvido por muitos outros filósofos”.

Nesta obra, o autor ”pretende remontar a Heráclito, pensador anterior a Aristóteles, tanto cronologicamente quanto tematicamente. A partir dele, seguir outro percurso na elaboração desse objeto temático”.
De acordo com o professor Castilho, o percurso seguido, longo e amplamente documentado pelo autor, mostra o desenvolvimento da dialética, invenção de Heráclito que será desenvolvida por muitos filósofos até a atualidade, e revela as cristalizações, em cada momento histórico, de novas compreensões da controvérsia jurídica.
 
Título: CONTROVÉRSIA JURÍDICA: UMA INTRODUÇÃO FILOSÓFICA
Autor: Alcides Telles Júnior
Número de páginas: 262 páginas
Formato: 14 X 21 cm
ISBN 85–86434–22-1
 
Por: R$ 30.00
COMPRE JÁ!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2024 - Todos os direitos reservados.