Certificação: Certificado no Diretório CNPq
Ano de formação: 2024
O Grupo de Pesquisa Educação e formação de professores em contexto de cibercultura digital: por novas abordagens crítico-decoloniais é formado por estudantes e professores de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos.
Situa-se no contexto do Objetivo 4 – Educação – apresentado pela Organização da Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030, para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ()DS), a fim de assegurar o direito humano à educação integral, inclusiva, equitativa, e socioambientalmente sustentável.
A fim de tornar operacionalizáveis tais princípios, considera ainda questões como o acesso universal à educação, formação de professores, inovação e pesquisa educacional, diversidade e interculturalidade em contexto de globalização, educação em situação de conflitos e uso das tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas, Cidadania Global e Justiça socioambiental.
Com o avanço da cibercultura digital, desencadeado pelo capitalismo informacional, é imperativo reexaminar pressupostos epistemológicos, teóricos e práticos da educação e da formação de professores, a fim de compreender como a dinâmica da cibercultura está a impactar o cotidiano da educação em todas as dimensões deste fenômeno social e em todos os contextos socioculturais.
Objetivos:
Pretende-se com este projeto investigar a natureza do Ciberespaço como nova ambiência de sociabilidade da vida coletiva, na qual já estão sendo forjados novos modos de ensinar e aprender e novas formas de cidadania.
Objetivos específicos:
- Investigar as percepções e experiências de professores em relação à integração da cibercultura digital em suas práticas pedagógicas;
- desenvolver e testar estratégias de formação de professores baseadas nos princípios freirianos adaptados ao contexto digital;
- construir novas formulações teóricas e epistemológicas sobre processos educativos crítico-decoloniais no ciberespaço;
- desenvolver produtos teóricos e materiais relacionados a pedagogias e práticas crítico-decoloniais adequadas à educação e formação de professores no ciberespaço.
Metodologia:
Para atingir esses objetivos, adotar-se-á como ponto de partida a Metodologia da Investigação Temática (MIT), de Paulo Freire, com ênfase na construção da “gramática vocabular da educação no ciberespaço” e em metodologia a ser construída durante a pesquisa, tendo em vista a dinâmica altamente mutável do ciberespaço.
Desde o início da identificação das Palavras Geradoras (primeira etapa da MIT) até a entrega final dos produtos, os encontros decorrerão em situação de diálogo crítico, problematizador, a fim de se produzir aportes teóricos, epistemológicos, práticos para a construção da crítica à ciência moderna, colonial eurocentrada e em vista da produção de práticas educacionais transformadoras marcadas pela interculturalidade, inclusividade e ação emancipatória dos sujeitos nos seus entornos sociais.
Referencial Teórico:
Como referencial teórico, em perspectiva interdisciplinar, subsidiam o projeto autores do campo da Comunicação, da Educação, da Antropologia Cultural e das Epistemologias Decoloniais.
Resultados esperados:
Espera-se que os projetos de pesquisa desenvolvidas no Grupo proporcionem insights teóricos e práticos sobre como integrar a cibercultura digital na formação de professores, contribuindo para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras, socialmente críticas e emancipatórias.
Os resultados também podem informar políticas educacionais e práticas de desenvolvimento profissional de educadores na cibercultura.
Principais Temáticas:
– Processos culturais da cibercultura digital
– Educação OnLife
– Educação Midiática
– Competências digitais para a Educação Onlife
– Epistemologia da Educação
– Epistemologia da Pesquisa em Educação
– Formação de professores
– Inovação e pesquisa educacional
– Políticas públicas em Educação
– Diversidade e interculturalidade em contexto de globalização
– Cidadania Global e Justiça socioambiental