Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT)

A modalidade de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT) é voltada ao desenvolvimento do pensamento científico, tecnológico e de inovação/empreendedorismo dos estudantes participantes. Tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, devendo contribuir para:

1. A formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
2. A formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País; e
3. A formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade e no seu município, atendendo às demandas locais, alinhando-se às diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento em Pesquisa (CNPq).

Como Participar

O público-alvo dessa modalidade de bolsas do PEC são estudantes de graduação matriculados até o antepenúltimo semestre do curso. O estudante deve demonstrar seu interesse aos docentes da Universidade Católica de Santos envolvidos com o desenvolvimento de pesquisa. Uma forma de conhecer as pesquisas em desenvolvimento na Instituição é consultar os Grupos de Pesquisa.

O docente (orientador) elabora um subprojeto de Pesquisa de IT para o estudante (orientando) desenvolver ao longo de um ano sob sua supervisão e orientação. Assim, o subprojeto de iniciação, assim como sua elaboração, é de responsabilidade do professor orientador.

O Subprojeto de Pesquisa de IT proposto pelo professor orientador deve estar vinculado a um Projeto de Pesquisa em vigência e cadastrado, ou em processo de cadastro, junto ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). Assim, a modalidade de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT) estimula o estudante a ser protagonista no desenvolvimento de um subprojeto de pesquisa tecnológica vinculado a um projeto de pesquisa do docente orientador.

O processo de seleção do estudante tem início por meio de edital no primeiro semestre de cada ano letivo, a partir do qual são avaliadas as propostas de subprojetos e selecionadas aquelas que poderão ser contempladas com bolsa de pesquisa institucional ou de agência de fomento por meio de cotas institucionais (CNPq) ou mesmo aquelas que poderão ter estudantes voluntários (sem bolsa).

Validação

Cada ciclo do PEC tem início no mês de setembro, com duração de 12 meses. O estudante receberá o certificado do PEC após o COIC validar que foram cumpridas todas as etapas previstas no PEC da Graduação. Para isso, o estudante deverá:

1. Participar do Programa institucional de Inovação, com 100% de presença nas oficinas oferecidas em datas previamente especificadas;
2. Comparecer aos seminários mensais promovidos pelo Ipeci, apresentando presença mínima de 75%;
3. Registrar a entrega de um relatório parcial na metade do ciclo;
4. Registrar a entrega de um relatório final ao final do ciclo;
5. Submeter resumo expandido para apresentação na Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, da Universidade Católica de Santos, a ser realizada seguindo o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq;
6. Apresentar, individualmente, os resultados finais da pesquisa, sob a forma de apresentação oral, na Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Tecnológica.

O professor orientador deverá registrar seu parecer sobre os relatórios bem como sobre o desenvolvimento do plano de trabalho pelo seu orientando ao longo do semestre.

IT de forma voluntária

O estudante poderá se candidatar como voluntário (sem bolsa) para o desenvolvimento de um subprojeto de pesquisa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT).

Essa modalidade do PEC também está vinculada à abertura de editais específicos, uma vez que o número possível destes estudantes depende de estabelecimento de cota, oferecida a partir do resultado de edital para bolsistas.

Confira os editais

Programa de Educação Científica para a Graduação