Eventos

JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

A Jornada de IC e IT é realizada desde 2005, seguindo o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq. O Coic é responsável pela organização da jornada, momento importante para a divulgação dos resultados e a troca de experiências entre os participantes do PEC.

As jornadas refletem as tendências da pesquisa na Universidade Católica de Santos nas diferentes áreas do conhecimento. A própria definição de tendências demonstrou o amadurecimento do PEC e do espaço que a UniSantos ocupa na produção intelectual da Baixada Santista.

A participação na jornada é etapa obrigatória para os estudantes dos subprogramas IC e IT, sejam bolsistas ou voluntários, bem como para os estudantes que estão inscritos na modalidade Estudante Pesquisador. Os trabalhos apresentados são publicados em anais de eventos.

OFICINAS DE INOVAÇÃO

A proposta formativa da Universidade, especificamente na dimensão da pesquisa, relacionada aos cursos de Graduação, objetiva despertar o espírito investigativo, analítico e crítico nos estudantes, fazer ciência, formar pesquisadores e desenvolver e sistematizar novos conhecimentos. Com o propósito de propiciar uma formação superior diferenciada, estimulante, permeável à multidisciplinaridade, oxigenada pela ciência e, portanto, propensa à inovação, a UniSantos tem investido na universalização da pesquisa no âmbito da Universidade, alcançando todos os currículos e todos os estudantes de Graduação, por meio da pesquisa curricularizada e dos programas de educação científica.

Reconhecendo o potencial gerador de inovações sobre serviços, produtos e processos que advém do processo formativo, foram instituídas as Oficinas de Inovação como uma das etapas do Programa de Educação Científica para os estudantes de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (bolsistas e voluntários) e facultativa para o Estudante Pesquisador.

ENCONTRO DO ESTUDANTE PESQUISADOR

O Encontro do Estudante Pesquisador teve início em 2017 e, desde então, segue o Calendário da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento estabelece a última etapa da participação do estudante do Subprograma Estudante Pesquisador e possibilita a divulgação dos resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos Grupos de Pesquisa Institucional, bem como a troca de experiências entre os participantes. Assim como a Jornada de IC e IT, trata-se de etapa obrigatória para o estudante do Subprograma EP.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA DO IPECI

Os Seminários de Pesquisa do Ipeci tiveram início em 2011 com o propósito de comunicar e divulgar os projetos, atividades e resultados alcançados no âmbito da pesquisa por estudantes e pesquisadores da Universidade, no âmbito dos grupos de pesquisa institucionais, para toda a comunidade universitária, para os setores produtivos articulados e para a sociedade como um todo.

São eventos mensais que têm o objetivo de suscitar a discussão em torno de temas prioritários para a instituição ao mesmo tempo que contribuem para a formação de recursos humanos qualificados para a promoção e o desenvolvimento da ciência em diálogo com o setor produtivo e comprometidos com a transformação da realidade social. A participação nos Seminários do Ipeci compreende uma das obrigações para os estudantes participantes do Programa de Educação Científica (IC-EM, IC, IT e EP).

PRÓXIMOS EVENTOS

30/08

Seminário de Pesquisa do Ipeci
Tema: Programa de Desenvolvimento para inclusão Profissional de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – PIP TEA/UniSantos
Com o Prof. Me. Wagner Tedesco, coordenador do Programa PIP TEA

13/09

Seminário de Pesquisa do Ipeci
Tema: Centro de Tecnologia e Inovação em Artes, Design e Audiovisual da UniSantos: oportunidades e ações em desenvolvimento
Com o Prof. Me. Paulo Börsen Vibian, diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação

19/09

Oficina Introdução à Inovação

26/09

Oficina Inovação: Ferramentas e Práticas

03/10

Oficina Pesquisa e Oportunidades de Negócio

10/10

Oficina Deep Techs

14 a 19/10

XIV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema: Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologia sociais

15/10

V Encontro do Estudante Pesquisador

15 e 16/10

XVIII Jornada de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Apresentações dos trabalhos

18/10
Cerimônia de premiação

18 e 19/10

Hackathon da Graduação

27/11

Seminário de Pesquisa do Ipeci
Tema: Protagonismo da UniSantos na Temática de Recursos Hídricos na Região Metropolitana da Baixada Santista: projetos de pesquisa com fomento do Fehidro
Com a Profª. Drª. Adriana Florentino de Souza, diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) e líder do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia

EVENTOS REALIZADOS

12/06

Tema: Crise da Biodiversidade Global e os Impactos nos Ecossistemas
Com o Prof. Dr. Luís Felipe de Almeida Duarte, docente dos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado), Farmácia e Nutrição.