INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC-EM)

O Subprograma Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio foi estabelecido pela Universidade Católica de Santos em 2011, sendo reconhecido em 2012 como Programa oficial pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Objetiva despertar a vocação científica em estudantes do Ensino Médio e Técnico, mediante o desenvolvimento de trabalhos temáticos específicos em várias áreas do conhecimento.

O subprograma conta com orientação de docentes da Universidade e é desenvolvido nos espaços do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da Universidade.

Público-alvo

Estudantes do Ensino Médio Regular (2ª série) e do Ensino Médio de escolas técnicas (2ª série ou penúltimo ciclo) matriculados nas escolas conveniadas e habilitadas a se inscreverem nesse subprograma. São requisitos para a seleção do estudante:

1. Estar regularmente matriculado no 2º ano do Ensino Médio ou Penúltimo Ciclo de Ensino Técnico em uma das escolas conveniadas;
2. Estar desvinculado do mercado de trabalho (não inclui estágio);
3. Ter frequência escolar igual ou superior a 75%;
4. Ter aprovação em todas as disciplinas já cursadas;
5. Ter bom desempenho escolar;
6. Ter disponibilidade de 8 horas semanais para realização das atividades de pesquisa na Universidade Católica de Santos.

Para a oficialização da sua participação no Subprograma Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio, o estudante deve assinar o Termo de Compromisso e o Formulário de Efetivação. Esses documentos estarão disponíveis para download junto ao Edital de Resposta.

Validação

O Subprograma Institucional de Iniciação Científica tem duração de 1 ano, de setembro de cada ano até outubro do ano seguinte. As atividades são suspensas em janeiro e julho, em função de férias e recesso acadêmico.

Para obter a validação pelo COIC, o estudante deverá:

1. Executar as atividades previstas no subprojeto de pesquisa de IC-EM com dedicação mínima de 8 (oito) horas semanais, nas dependências da Instituição, conforme orientação do professor;
2. Apresentar, mensalmente, o dia a dia do trabalho de pesquisa por meio do diário de bordo;
3. Elaborar relatório semestral de suas atividades, assim como ao final de sua participação;
4. Participar dos Seminários de Pesquisa do IPECI, promovidos mensalmente na Universidade Católica de Santos;
5. Comunicar o professor orientador sobre qualquer impedimento quanto à execução das atividades de pesquisa e recebimento da bolsa.

A conclusão da Iniciação Científica se dará com a participação e apresentação do trabalho do estudante (bolsista) na Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio e na Mostra Científica do Ensino Médio, as quais ocorrerão em outubro do ano de finalização do IC-EM, durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UniSantos.

Confira os editais

Programa de Educação Científica para o Ensino Médio