Iniciação Científica (IC)

Como Participar

O público-alvo dessa modalidade de bolsas do PEC são estudantes de graduação matriculados até o antepenúltimo semestre do curso. O estudante deve demonstrar seu interesse aos docentes da Universidade Católica de Santos envolvidos com o desenvolvimento de pesquisa.

Uma forma de conhecer as pesquisas em desenvolvimento na Instituição é consultar os Grupos de Pesquisa.

O docente (orientador) elabora um subprojeto de Pesquisa de IC para o estudante (orientando) desenvolver ao longo de um ano sob sua supervisão e orientação. Assim, o subprojeto de iniciação, assim como sua elaboração, é de responsabilidade do professor orientador.

O Subprojeto de Pesquisa de IC proposto pelo professor orientador deve estar vinculado a um Projeto de Pesquisa em vigência e cadastrado, ou em processo de cadastro, junto ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). Assim, a modalidade de Iniciação Científica (IC) estimula o estudante a ser protagonista no desenvolvimento de um subprojeto de pesquisa científica vinculado a um projeto de pesquisa do docente orientador.

O processo de seleção do estudante tem início por meio de edital no primeiro semestre de cada ano letivo, a partir do qual são avaliadas as propostas de subprojetos e selecionadas aquelas que poderão ser contempladas com bolsa de pesquisa institucional ou de agência de fomento por meio de cotas institucionais (CNPq) ou mesmo aquelas que poderão ter estudantes voluntários (sem bolsa).

Validação

Cada ciclo do PEC tem início no mês de setembro, com duração de 12 meses. O estudante receberá o certificado do PEC após o Coic validar que foram cumpridas todas as etapas previstas no PEC da Graduação. Para isso, o estudante deverá:

1. Participar do Programa institucional de Inovação, com 100% de presença nas oficinas oferecidas em datas previamente especificadas;
2. Comparecer aos seminários mensais promovidos pelo Ipeci, apresentando presença mínima de 75%;
3. Registrar a entrega de um relatório parcial na metade do ciclo;
4. Registrar a entrega de um relatório final ao final do ciclo;
5. Submeter resumo expandido para apresentação na Jornada de Iniciação Científica, da Universidade Católica de Santos, a ser realizada seguindo o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq;
6. apresentar, individualmente, os resultados finais da pesquisa, sob a forma de apresentação oral, na Jornada de Iniciação Científica, da Universidade Católica de Santos.

O professor orientador deverá registrar seu parecer sobre os relatórios bem como sobre o desenvolvimento do plano de trabalho pelo seu orientando ao longo do semestre.

IC de forma voluntária

O estudante poderá se candidatar como voluntário (sem bolsa) para o desenvolvimento de um subprojeto de pesquisa de IC.

Essa modalidade do PEC também está vinculada à abertura de editais específicos, uma vez que o número possível destes estudantes depende de estabelecimento de cota, oferecida a partir do resultado de edital para bolsistas.