O Programa de Educação Científica destina-se aos estudantes do Ensino Médio/Técnico das escolas conveniadas com a Universidade Católica de Santos. Com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, o PEC-EM/ET desperta a vocação científica e incentiva talentos potenciais.

Os estudantes são inseridos no universo da pesquisa científica, por meio da participação em atividades de educação científica, tecnológica ou artístico-cultural, sob a orientação de docentes-pesquisadores empenhados em contribuir para essa formação diferenciada. A educação científica é um passo sólido na formação de um indivíduo, um passo que deve ser compartilhado por pais e familiares que, orgulhosamente, dão suporte ao jovem em sua trajetória.