Com o maior número de bolsas da região, o Programa de Educação Científica (PEC) para a Graduação da Católica de Santos foi criado em 2004 para proporcionar uma oportunidade de formação científica aos estudantes da graduação, propiciando o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico dos estudantes participantes. O PEC visa despertar talentos para as atividades de pesquisa e fortalecer os projetos de pesquisa realizados na Universidade, a partir da participação de estudantes bolsistas nas diferentes áreas de conhecimento.

O PEC para a Graduação teve início em 2005, com a participação de 25 estudantes, momento em que a Unisantos adotou como política a oferta de bolsas institucionais. No ano seguinte, o PEC passou a integrar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Governo Federal. Ao longo dos anos, o número de bolsas das duas modalidades tem aumentado, sempre buscando atender à procura dos estudantes e grupos de pesquisa.

A Universidade, assim, garante apoio e infraestrutura compatíveis com a importância que a Iniciação Científica representa para a qualidade do processo de formação dos estudantes, com o envolvimento dos docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Promove, também, a integração entre todos os níveis da pesquisa.

Muitos dos estudantes iniciados na pesquisa por meio do PEC cursaram ou estão cursando Pós-Graduação Stricto Sensu na Católica de Santos e em outras grandes universidades brasileiras. Confirmam-se, assim, os objetivos do PEC em relação à produção de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no País.

A experiência acumulada desde 2005 coloca à Católica de Santos outro desafio, o da formação das novas gerações de pesquisadores com ética e competência, capazes de colocar a ciência a serviço do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.