EVENTOS REGULARES

JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO

A Jornada de IC do Ensino Médio é realizada desde 2005, seguindo o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq. O Coic é responsável pela organização da jornada, momento importante para os estudantes divulgarem os principais resultados obtidos durante o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

A Jornada é importante também para a comunidade, incluindo as famílias e amigos, prestigiarem o trabalho dos estudantes além de propiciar um momento de troca de experiências entre os participantes do PEC.

XIV Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio
Das 14h às 18h

MOSTRA CIENTÍFICA

A Mostra Científica do Ensino Médio de Santos é uma oportunidade para os estudantes que estão cursando o ensino médio mostrarem seu talento. Para apresentação na Mostra, são aceitos trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino médio e do ensino técnico de qualquer escola da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). A ideia é promover a integração desses estudantes ao ambiente acadêmico universitário, através de inclusão social pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Objetivos
– Promover ações que estimulem a curiosidade científica, o raciocínio científico e a capacidade de inovação, dentro de especificidades locais;
– Induzir o compartilhamento de conhecimento científico e tecnológico por meio da participação de escolas da RMBS;
– Valorizar práticas interdisciplinares que promovem a interação com o público;
– Estimular as culturas indagativa e crítica, próprias da ciência, por meio de estudo de problemas e questões da sociedade, tanto de estudantes quanto de professores e do público participante;
– Promover a formação de estudantes do ensino médio e técnico no método científico e em outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

IX Mostra Científica do Ensino Médio
Das 14h às 18h

PROJETO AUTONOMIA E ESCOLHAS PROFISSIONAIS – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL

A Orientação Vocacional é um processo que visa acompanhar o estudante do ensino médio/técnico, o orientando, em suas reflexões para que ele possa, ao final do processo, ser capaz de tomar uma decisão consciente a respeito da profissão.

O responsável pelo projeto é o setor de estágio em Psicologia Escolar e da Aprendizagem do Curso de Psicologia. Os encontros de Orientação Vocacional são realizados com o objetivo de atender a comunidade escolar adolescente em suas escolhas profissionais.

01/08 a 10/09
Inscrições para a Orientação Vocacional
Segundo semestre de 2024

13, 20 e 27/09
Orientação Vocacional

04, 18 e 25/10
Orientação Vocacional

Devolutiva da Orientação Vocacional

SEMINÁRIOS DE PESQUISA DO IPECI

Os Seminários de Pesquisa do Ipeci tiveram início em 2011 com o propósito de comunicar e divulgar os projetos, atividades e resultados alcançados no âmbito da pesquisa por estudantes e pesquisadores da Universidade, no âmbito dos grupos de pesquisa institucionais, para toda a comunidade universitária, para os setores produtivos articulados e para a sociedade como um todo.

São eventos mensais que têm o objetivo de suscitar a discussão em torno de temas prioritários para a instituição ao mesmo tempo que contribuem para a formação de recursos humanos qualificados para a promoção e o desenvolvimento da ciência em diálogo com o setor produtivo e comprometidos com a transformação da realidade social. A participação nos Seminários do Ipeci compreende uma das obrigações para os estudantes participantes do Programa de Educação Científica (IC-EM, IC, IT e EP).

Seminário de Pesquisa do Ipeci
Tema: Programa de Desenvolvimento para inclusão Profissional de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – PIP TEA/UniSantos
Com o Prof. Me. Wagner Tedesco, coordenador do Programa PIP TEA

Seminário de Pesquisa do Ipeci
Tema: Centro de Tecnologia e Inovação em Artes, Design e Audiovisual da UniSantos: oportunidades e ações em desenvolvimento
Com o Prof. Me. Paulo Börsen Vibian, diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação

Seminário de Pesquisa do Ipeci
Tema: Protagonismo da UniSantos na Temática de Recursos Hídricos na Região Metropolitana da Baixada Santista: projetos de pesquisa com fomento do Fehidro
Com a Profª. Drª. Adriana Florentino de Souza, diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) e líder do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia

Eventos realizados

Tema: Crise da Biodiversidade Global e os Impactos nos Ecossistemas
Com o Prof. Dr. Luís Felipe de Almeida Duarte, docente dos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado), Farmácia e Nutrição.