GAMIFICAÇÃO

São oferecidos sob demanda dois subprogramas no âmbito da Gamificação. Eles buscam despertar o interesse pela investigação e resolução de problemas, bem como o aprofundamento de conhecimentos em temas de interesse dos estudantes, por meio de experimentação orientada por pesquisadores da Universidade Católica de Santos, em laboratórios específicos para cada abordagem.

As atividades oferecidas nos subprogramas estão vinculadas às áreas preconizadas na Base Nacional Comum Curricular: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para tanto, estão previstas abordagens com base nos Eixos Estruturantes Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo, em acordo com as diretrizes propostas na BNCC.

Público-alvo: Estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular e Ensino Médio de escolas técnicas ou último ciclo do Ensino Técnico de escolas conveniadas ao Programa de Educação Científica da UNISANTOS.

GAMIFICAÇÃO C.S.I.

Como o seriado Crime Scene Investigation, esse subprograma apresenta o cotidiano de peritos que resolvem casos analisando os locais onde foram cometidos crimes. É ofertado como um desafio a ser solucionado por meio da utilização dos conceitos e habilidades de investigação científica de cada participante. O grupo será orientado por peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de SP e por pesquisadores da UNISANTOS. Ao término das atividades, espera-se que os estudantes sejam capazes de desvendar o crime.

Público-alvo: Estudantes do EM Regular (2º e 3º anos) matriculados nas escolas conveniadas.

Vagas: 30 estudantes.

Duração: 3 encontros.

GAMIFICAÇÃO SALA DA ÁGUA

Apresenta aos estudantes do ensino médio a importância da água, por meio de quatro atividades desenvolvidas nos laboratórios da Universidade, descritas a seguir:

1. O ciclo da água e a importância da preservação dos cursos de água;
2. Os diferentes usos da água no nosso cotidiano;
3. Formas de conscientizar as pessoas sobre o uso sustentável e inteligente da água; e
4. O papel fundamental do ser humano no desenvolvimento de soluções para os problemas relacionados ao uso da água, desenvolvendo a imaginação, a capacidade de abstração e de interpretação dos estudantes envolvidos.

Vagas: 20 estudantes.

Duração: 4 encontros.