DIA 07/10
19h – Abertura
Mesa de abertura – Autoridades
Palestra de abertura: Direito à saúde: universalidade e equidade para o acesso à saúde
O acesso universal às ações e serviços de saúde é um dos caminhos para se atingir a equidade em saúde. É direito fundamental e deve ser assegurado. Nessa perspectiva, se faz necessária a discussão dos desafios que devem ser enfrentados para a garantia do direito à saúde.
Palestrante:
Prof. Me. Arnaldo Tebecherane Haddad
Médico, com especialização em cirurgia geral e Medicina do Trabalho. Advogado graduado pela UNISANTOS e Mestre em Direito também pela UNISANTOS. Lecionou durante 15 anos a disciplina de Medicina Legal no Curso de Direito da UNISANTOS e hoje é ligado a cadeira de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Moderadora:
Profª. Drª. Gabriela Soldano Garcez
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades e da Cátedra Sergio Vieira de Melo, ambas cadastradas junto à Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
DIA 08/10
8h às 10h – Mesas-redondas
Sala 1: A judicialização do direito à saúde, a equidade e suas implicações no SUS
Debate-se a necessidade de buscar, no Poder Judiciário, direitos relacionados à saúde como medida de garantia de um dos direitos fundamentais e humanos consagrados como mínimo existencial.
Participantes:
Me. Marizângela Lima Soares
Membro da Comissão de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Saúde do Município de Santo e advogada generalista da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos/SP (CET)
Prof. Dr. Sylvio Alarcon Estrada Junior
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental Internacional e do Curso de Direito da Universidade Católica de Santos
Prof. Me. Roberto Luiz Pardini Ferreira de Almeida
Comissão de Direito Médico e da Saúde da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – (OAB/Santos)
Moderador:
Prof. Dr. Alcindo Fernandes Gonçalves
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental Internacional da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 2: Formação em saúde para fortalecimento do SUS: desafios e potencialidades para a prática interprofissional
Discute-se o conceito de saúde única e o relaciona aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para se promover reflexões críticas acerca dos desafios e estratégias para alcance das metas estipuladas.
Participantes:
Mônica Luíza de Arruda Botelho
Especialista em Saúde no Serviço de Vigilância Sanitária (Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Cubatão) e pesquisadora e membro do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental (Gaera) da Universidade Católica de Santos.
Prof. Dr. Josué Souza Gleriano
Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Hospital e Enfermagem pela Universidade de São Paulo.
Profª. Drª. Rosimeire Angela de Queiroz Soares
Moderador:
Prof. Dr. Eduardo Carvalho de Souza
Docente no curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 3: PET-Saúde Equidade: um olhar para as trabalhadoras da saúde
Discorre-se sobre as ações de educação pelo trabalho para a saúde, ancoradas no princípio da equidade, com o propósito de fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES).
Participantes:
Prof. Dr. Felipe Wachs
Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Profª. Drª. Rosangela Soares Chriguer
Coordenadora de Grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Equidade e docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Moderadora:
Profª. Drª. Luzana Mackevicius Bernardes
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 4: Mudanças climáticas: impacto na nutrição e saúde de populações vulneráveis
Discutir como as mudanças climáticas afetam a disponibilidade e qualidade dos alimentos, e os impactos na nutrição e saúde das populações vulneráveis.
Participantes:
Profª. Drª. Paula Martins
Docente da Universidade Federal de São Paulo
Profª. Drª. Maria Aparecida Oliveira
Docente da Universidade Federal de São Paulo
Moderador:
Prof. Dr. Cezar Henrique de Azevedo
Coordenador do Curso de Nutrição e coordenador de Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
10h-12h – Rodas de conversa
Sala 1: Acesso ao medicamento pela farmácia popular
Abordagem sobre o programa Farmácia Popular e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica: coerências, obstáculos e alcance.
Participante:
Bruno Fernandes Oliveira
Coordenador-geral do Programa Farmácia Popular do Brasil – Ministério da Saúde
Moderador:
Prof. Dr. Paulo Ângelo Lorandi
Docente do Curso de Farmácia da Universidade Católica de Santos
Inscreva-se aqui
Sala 2: Formação em saúde para fortalecimento do SUS: desafios e potencialidades para a prática interprofissional
Aborda a formação em saúde por meio da Educação Interprofissional para o fortalecimento do SUS, de forma a oportunizar intervenções capazes de promover uma aproximação com as necessidades da população e da realidade sanitária na qual o profissional está inserido.
Participante:
Profª. Drª. Ana Suelen Pedroza Cavalcante
Docente do Curso de Medicina da Faculdade de Educação de Crateús e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Moderador:
Prof. Dr. Eduardo Carvalho de Souza
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos
Inscreva-se aqui
Sala 3: Saúde urbana e mudanças climáticas: analisando os desafios específicos enfrentados pelas áreas urbanas, como ilhas de calor, poluição e aumento do risco de doenças relacionadas ao clima
Debater os efeitos resultantes das mudanças climáticas sobre a vida dos habitantes de grandes centros urbanos, procurando soluções que possam mitigar seus efeitos, se torna crucial para a busca de um cenário menos desfavorável aos habitantes.
Participantes:
Profª. Drª. Juliana Wotzasek Rulli Villardi
Docente no Programa de Politicas Públicas em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
Prof. Dr. Alexandre Pessoa Dias
Docente e pesquisador do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador do Grupo de Trabalho Águas & Saneamento da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
Prof. Dr. Fábio Luiz Teixeira Gonçalves
Docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.
Moderador:
Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Pesquisadora do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e Observatório das Vacinas da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 4: Ciclos de vida e saúde
Discussão sobre os ciclos de vida e o papel do poder público para promover o cuidado integral de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, considerando sempre as questões de gênero, orientação sexual, raça, etnia, religião, deficiência, entre outras, assim como situações de vulnerabilidade.
Participantes:
Profª. Drª. Adriana Alberti
Vice-diretora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina.
Profª. Drª. Giselle Della Rosa
Nutricionista especialista em demografia e estudos populacionais e coordenadora de Epidemiologia da Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina
Profª. Me. Silvia Baez Rocha
Médica pediatra especialista em Serviços de Saúde na área de crianças e adolescentes, professora da disciplina Saúde Pública da Universidade Nacional de Buenos Aires, Argentina
Profª. Drª. Miriã Benincasa Gomes
Docente do Curso de Graduação em Psicologia e Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos
Moderador:
Prof. Dr. Ramiro Andres Fernandez Unsain
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
19h-21h30 – Palestra
Interprofissionalidade: formação no trabalho e na educação em saúde
Reflexão sobre a interprofissionalidade como articuladora do trabalho e orientação centrada no fortalecimento do SUS, na redução do sofrimento no trabalho, no melhor provimento e fixação dos trabalhadores e no favorecimento do planejamento e avaliação sob a integralidade, humanização e educação permanente em saúde.
Palestrante:
Prof. Dr. Eduardo Carvalho de Souza
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos
Moderadora:
Me. Maria José da Silva
Diretora técnica do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Departamento Regional de Saúde IV – Baixada Santista, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Inscreva-se aqui
DIA 09/10
8h-10h – Mesas-redondas
Sala 1: Direito à saúde de grupos em situação de vulnerabilidade: populações indígenas, migrantes, deficientes, pessoas LGBTQIA+ e pessoas idosas, entre outros grupos
Reflexão sobre as pesquisas e ações concretas, assim como as perspectivas das políticas públicas de saúde aplicadas aos grupos mais vulneráveis da sociedade, de acordo com princípio de equidade.
Participante:
Profª. Drª. Ana Paula Fuliaro
Docente do Curso de Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos
Profª. Drª. Cecília Figari
Diretora da Especialização de Abordagens Interdisciplinares Focalizadas em Pessoas com Deficiência e suas Comunidades. Universidade Hospital Italiano de Buenos Aires.
Me. Paulo Rogerio Alves
Moderadora:
Profª. Me. Letícia Caricari Seco Maciel Lourenço
Coordenadora e docente do Curso de Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos
Inscreva-se aqui
Sala 3: Diretrizes para o matriciamento em saúde: práticas e concepções
Discute-se o matriciamento em saúde mental como parte da política pública de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), de forma a promover a integralidade e resolutividade na atenção primária.
Participantes:
Enfermeiro Fagner Coelho Romano
Especialista em Saúde Mental pela residência multiprofissional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Enfermeiro no CAPSi Entrementes
Me. Érica Sanches
Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Santos como acompanhante terapêutico e como profissional de apoio matricial do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vila junto à Unidade Básica de Saúde Nova Cintra.
Rafaela Rocha
Farmacêutica na Prefeitura Municipal de Santos.
Prof. Me. Eduardo Calmon de Moura
Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos, coordenador e idealizador do Curso de Especialização em Psiquiatria – Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental. Docente de Psiquiatria e coordenador do Internato em Saúde Mental do Departamento de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).
Moderadora:
Prof. Dr. Edgard Toschi Dias
Professor no Mestrado em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas na Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 4: Cobertura vacinal: equidade no acesso às vacinas
Conhecimento das diferenças entre a cobertura vacinal de crianças no Brasil e em Moçambique.
Participantes:
Maria Tereza Guerreiro
XXV Vigilância Epidemiológica – Coordenadoria de Controles de Doenças/Secretaria de Estado da Saúde.
Prof. Dr. Assucênio Chissaque
Consultor e pesquisador sênior – Instituto Nacional de Saúde de Moçambique.
Prof. Me. Alessandro Chagas
Assessor de diretoria do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – Conasems. Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Atuou como Consultor da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Atuou no Ministério da Saúde na Secretaria de Vigilância em Saúde SVS e na Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa SGEP. Atualmente atua na assessoria técnica do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde – CONASEMS. Atuação nas políticas estruturantes do Sistema Único de Saúde, com ênfase em Vigilância em Saúde.
Moderadora:
Profª. Drª. Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Educação a Distância – Centro Universitário Santa Maria
Inscreva-se aqui
Sala 5: Desenvolver medicamentos a partir de plantas medicinais versus custo de medicamentos usando a biotecnologia
Discutir o desenvolvimento estratégico de medicamentos de origem vegetal em um contexto do alto custo dos medicamentos biotecnológicos.
Participante:
Me. Ana Maria Boaventura de Oliveira
Instituto Butantã
Moderadora:
Profª. Me. Carla Lanza Belmonte
Coordenadora do Curso de Farmácia da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
10h-12h – Rodas de conversa
Sala 1: Educação Permanente em Saúde: uma política interprofissional
Buscamos promover discussões, reflexões e estratégias para o monitoramento e avaliação da Educação Permanente em Saúde como uma política pública necessária para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participantes:
Prof. Dr. Alexandre Saul Pinto
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos e coordenador da Cátedra Paulo Freire da UniSantos.
Me. Maria José da Silva
Diretora técnica do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Departamento Regional de Saúde IV – Baixada Santista, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Moderador:
Prof. Dr. Eduardo Carvalho de Souza
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos
Inscreva-se aqui
Sala 2: Catástrofes e insegurança medicamentosa
Apresenta a complexidade existente na doação, distribuição e uso de medicamentos em situações críticas de desastres ambientais. Logística de distribuição de medicamentos durante catástrofes: como possibilitar a entrega de medicamentos nessas situações.
Participantes:
Farmacêutica Aline Verissimo de Medeiros Silva
Delegada regional do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – CRF-SP- Seccional de São José dos Campos. Membro do Comitê de Assuntos Regulatórios do CRF-SP. Coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho Regional de Logística de Produtos para a Saúde – CRF-SP Seccional de São José dos Campos
Moderador:
Prof. Dr. Paulo Ângelo Lorandi
Docente do Curso de Farmácia da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 3: Poluição ambiental e saúde: desafios para as políticas intersetoriais
Discute os efeitos e o risco da exposição à poluição ambiental na saúde humana para auxiliar na tomada de medidas efetivas.
Participantes:
Prof. Dr. Alfésio Luís Ferreira Braga
Docente do Curso de Graduação em Nutrição e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos. Pesquisador do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental
Profª. Drª. Janara de Camargo Matos
Docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo/Praia Grande.
Profª. Drª. Lia Giraldo da Silva Augusto
Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães, em Pernambuco, e do Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade da Universidade Andina Simón Bolivar. Aposentada da Fundação Oswaldo Cruz e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco.
Moderadora:
Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Pesquisadora do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e Observatório das Vacinas da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 4: Formação para inclusão social (PIP TEA)
Discorre sobre ações afirmativas desenvolvidas para a equidade do adulto com Transtorno de Espectro do Autista (TEA) e sua integração social plena e qualidade de vida por meio da inclusão profissional.
Participantes:
Profª. Drª. Cristina de Andrade Varanda
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Prefeitura Municipal de Santos.
Profª. Drª. Luana Carramillo Going
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos.
Prof. Me. Wagner José Tedesco
Coordenador do Programa de Desenvolvimento para Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PIP TEA) da Universidade Católica de Santos.
Moderadora:
Profª. Me. Flavia Henriques
Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 5: Políticas públicas relacionadas à prevenção de riscos de desastres
Discussões sobre políticas públicas e as etapas da gestão de riscos de desastres com ações preventivas estruturais, assim como a utilização de técnicas de engenharia, ou não estruturais.
Participantes:
Daniel Onias Nossa
Diretor Departamento de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Santos
Victor Arroyio da Silva do Valle
Geólogo do Departamento de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Santos
Moderadora:
Profª. Drª. Luzana Mackevicius Bernardes
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos
Inscreva-se aqui
19h-21h30 – Painel
Uso medicinal da cannabis
Discute o acesso, o conhecimento terapêutico, a judicialização e a questão cultural com respeito ao uso da cannabis, bem como as políticas públicas, por meio de uma perspectiva interprofissional.
Painelistas:
Paola Piñeda Villegas
Médica cirurgiã, especialista em Direito Médico pela Universidad Pontificia Bolivariana de Medelin. Fundadora do Grupo Curativa na Colômbia. Membro do Grupo de Pesquisa Curativa em Cannabis Medicinal – Colômbia.
Prof. Dr. Ignacio N. Peralta
Docente de Farmacognosia e Fitoterapia da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires. Pesquisador da produção de derivados da planta cannabis para fins científicos e comerciais – Argentina.
Letícia Laranjeira
Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo. Especialista em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pelo Instituto Gregório Baremblitt. Coordenadora da Rede PsicoCannabis (primeira rede brasileira de psicologia e uso medicinal/terapêutico da cannabis e seus derivados).
Marcela Sanches
Advogada criminalista, especialista em defesas e demandas envolvendo cannabis e psicodélicos. Cofundadora do escritório de advocacia Figueiredo, Nemer e Sanches Advocacia Insurgente. Integrante da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (Reforma), instituição eleita para representação da sociedade civil no Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Conad).
Moderadora:
Profª. Drª. Priscila Larangeira Carvalho Scachetti
Coordenadora e docente do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos e pesquisadora do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de São Paulo
Inscreva-se aqui
DIA 10/10
10h-12h – Rodas de conversa
Sala 1: Políticas públicas de governança para mudanças climáticas
Debater como a forma de participação ampliada em multinível pode contribuir para a construção de uma política pública efetiva com relação às mudanças climáticas.
Participantes:
Profª. Drª. Gabriela Soldano Garcez
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Santos. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades e da Cátedra Sergio Vieira de Melo, ambas cadastradas junto a Universidade Católica de Santos.
Prof. Dr. Flávio de Miranda Ribeiro
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Santos.
Moderadora:
Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Pesquisadora no Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e no Observatório das Vacinas da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 2: Educação popular em saúde
Discute os desafios para implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde e quais estratégias estão sendo desenhadas e executadas para seu fortalecimento.
Participantes:
Profª. Drª. Fernanda Quatorze Voltas Saul Pinto
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos.
Profª. Drª. Maria Rocineide Ferreira da Silva
Coordenadora da Articulação Interfederativa e Participativa no Departamento da Gestão Interfederativa e Participativa pela Universidade Estadual do Ceará junto ao Ministério da Saúde.
Prof. Dr. Josué Souza Gleriano
Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Hospital e Enfermagem pela Universidade de São Paulo.
Moderador:
Profª. Drª. Elda de Oliveira
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva na Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 3: Planos de contingência em desastres ambientais: questões de deslizamentos e alagamentos, entre outras
Conhecer os planos de contingência para desastres ambientais e possíveis contribuições para melhorar o estado atual deles.
Participantes:
Daniel Onias Nossa
Diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Santos.
Franco Cassol
Metereologista do Departamento de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Santos.
Moderador:
Profª. Drª. Larissa Kozloff Naves
Docente e Coordenadora no Curso de Enfermagem da Universidade Católica de Santos
Inscreva-se aqui
Sala 3: O SUS e a expansão dos planos privados de saúde – Online
O objetivo é discutir as tensões existentes em um país onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado considerando a crise dos planos privados de saúde, com vista aos impactos gerados por meio de processos de judicialização e na migração de demandas assistenciais para o SUS.
Participante:
Prof. Dr. Alfredo Scaff
Moderador:
Profª. Drª. Luzana Mackevicius Bernardes
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva e do Curso de Enfermagem da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
10h-12h – Mesas-redondas
Sala 1: Justiça ambiental e equidade em saúde
Discutir as disparidades sociais e econômicas nas diversas vulnerabilidades, assim como as mudanças climáticas e a capacidade de resposta em saúde pública.
Participante:
Prof. Dr. Luiz Sales do Nascimento
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental Internacional. Lidera o Grupo de Pesquisa Regimes e Tutelas Constitucionais, Ambientais e Internacionais e integra o Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), da Universidade Católica de Santos.
Profª. Drª. Hilda Rosa Capelão Avoglia
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos.
Moderador:
Prof. Dr. Moisés Felipe Pereira Gomes
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Católica de Santos e membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde
Inscreva-se aqui
Sala 2: Políticas públicas e saúde mental: gestão autônoma de medicamentos, psicoeducação
Refletir sobre os aspectos do uso de psicofármacos e introduzir perspectivas renovadoras com relação à Gestão Autônoma da Medicação (GAM)
Participantes:
Profª. Drª. Thalita Lacerda Nobre
Docente do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos
Prof. Dr. Helio Alves
Docente do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos
Moderadora:
Profª. Drª. Daisy Inocência Margarida de Lemos
Docente do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos
Inscreva-se aqui
Sala 3: Vulnerabilidade e coletivos sujeitos a diferentes opressões em saúde
Discutir os movimentos reivindicatórios de diferentes grupos de pessoas sujeitas a longos processos de vulnerabilização, nas dinâmicas de saúde/doença/cuidado, uma cidadania sócio-sanitária dos movimentos negros, feministas, LGBTQIA+, deficientes, idosos, étnicos, territoriais e religiosos, entre outros.
Participantes:
Profª. Drª. Beatriz Borges Brambilla
Docente do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos
Prof. Dr. Renan Vieira de Santana Rocha
Docente da Universidade Federal de São Paulo.
Profª. Drª. Eliana Miura Zucchi
Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos e líder do grupo de pesquisa Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre HIV e Direitos Sexuais e Reprodutivos
Moderador:
Prof. Dr. Ramiro Andres Fernandez Unsain
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
Sala 4: Cobertura vacinal e análise espacial
Conhecer a cobertura vacinal nas fronteiras possibilita a não circulação de certos vírus em nosso país. Nesse sentido, o microplanejamento vem contribuir com essa estratégia de cobertura vacinal nas fronteiras.
Participantes:
Profª. Drª. Nairmara Soares Pimentel Cunha
Docente da Faculdade de Medicina Tiradentes de Goiânia, médica da UTI Pediátrica e da Enfermaria do Hospital Universitário Lauro Wanderley – Universidade Federal da Paraíba
Profª. Drª. Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos, pesquisadora e membro do Grupo do Grupo Observatório das Vacinas
Moderadora:
Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e grupo Observatório das Vacinas da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui
19h-21h30 – Palestra de encerramento
Marcadores sociais da diferença: a invisibilidade e iniquidades
Discutir os marcadores sociais da diferença e a equidade como um objetivo possível de se alcançar se torna uma ideia que dialoga de maneira eficaz com as perspectivas interseccionais em saúde.
Palestrante:
Prof. Dr. Ramiro Andres Fernandez Unsain
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.
Moderador:
Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde e grupo Observatório das Vacinas da Universidade Católica de Santos.
Inscreva-se aqui