A regra de ouro para comer de forma adequada e saudável é basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados. E é exatamente por aí que começa o conceito de comida de verdade. Ela é aquela fornecida pela natureza e que passa pelo mínimo de processamento possível.
O consumo dos alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, milho, mandioca, batata e vários tipos de legumes, verduras e frutas exerce um importante papel como fator de proteção da saúde e prevenção de deficiências nutricionais e doenças crônicas não transmissíveis, incluindo alguns tipos de câncer.
A comida de verdade é aquela que atende não apenas as nossas necessidades nutricionais, mas também respeita as nossas demandas psicossociais, culturais e as do meio ambiente.
A alimentação baseada na combinação de diferentes alimentos in natura e minimamente processados, contribui para promoção e proteção da saúde. E a cultura alimentar brasileira já é baseada na alimentação adequada e saudável – a comida de verdade.
E isso vai além de uma questão de saúde. É um conceito diretamente ligado a um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Isso porque ele leva em conta o impacto das formas de produção e distribuição dos alimentos sobre a justiça social e a integridade do ambiente. Tem como consequência natural o estímulo da agricultura familiar e da economia local, favorecendo formas solidárias de viver e produzir. E contribuindo para promover a biodiversidade e para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos.
Desde 2017 a Vita Hortifrúti contribui com o fornecimento de matéria prima de qualidade para as produções culinárias no Programa social Restaurante-escola Estação Bistrô e CTIGN.