O novo desenho da Cátedra assume duas linhas de investigação. A primeira delas objetiva um mapeamento da bibliografia sobre os temas de pesquisa, com destaque para a formação de professores, o currículo, a educação de jovens e adultos e a gestão democrática (eixos da chamada “Gestão Paulo Freire”[1], em São Paulo, e da Pesquisa mais ampla Coordenada pela Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, à qual a pesquisa da Cátedra da UniSantos se conecta) com a perspectiva de “explicar [o] problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses” (CERVO, 2007, p. 60).
A segunda linha de investigação tem a intenção de verticalizar as análises realizadas, por meio de estudos empíricos que geram Dissertações e Teses, e buscam apreender, em práxis educativas concretas, com destaque para aquelas realizadas na RMBS, sentidos e significados capazes de fundamentar movimentos e práticas comprometidos com o desenvolvimento da educação em uma perspectiva humanizadora e crítica, podendo evidenciar elementos de recriação do pensamento de Paulo Freire. Nessas análises também será dada atenção à explicitação de limites explicativos e contradições presentes na construção de políticas educacionais e práticas que declaram estar fundamentadas por essa perspectiva de educação. No desenvolvimento dos estudos empíricos serão utilizadas as metodologias de “estudo de caso” e “pesquisa-ação/investigação temática”.
Os estudos de caso do tipo instrumental, assim como foram nomeados por Stake (apud ANDRÉ, 2008), terão a intenção de esclarecer como se dá a materialidade da recriação da pedagogia problematizadora e dos princípios freireanos nos contextos investigados, seus condicionantes e limitações. A pesquisa-ação, com base nos escritos de Freire (1974), Saul e Saul (2016), Fiorentini (2009) e Zeichner (2010), em uma direção crítico-emancipatória, poderá se constituir em uma força importante para o desenvolvimento curricular nas escolas e a formação dos educadores. Essa metodologia de pesquisa vem se mostrando como um caminho factível que contribui para a superação de desafios vivenciados nas escolas e redes de ensino, porque enseja novos níveis de participação e trabalho colaborativo, a partir de sucessivos ciclos de reflexão-ação, nos quais a prática educativa é analisada de forma intencional e sistemática, com vistas à transformação social.
Os procedimentos e instrumentos que serão utilizados para a produção e organização dos dados incluem: revisão de literatura; análise de documentos que registram decisões de políticas públicas dos contextos pesquisados; entrevistas com educadores e demais sujeitos que fazem parte dos espaços investigados; grupos de discussão; círculos de investigação temática, observação participante de práticas educativas desenvolvidas nos territórios analisados; questionários avaliativos e fichas síntese extraídas de Dissertações e Teses para compor o corpus de análise.
[1] O período 1989-1992 ficou conhecido como gestão Paulo Freire, dado que as propostas de política educacional, definidas no início da gestão prosseguiram, durante todo o mandato da Prefeita, sob a direção do secretário Mario Sergio Cortella.