A Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de Santos (UniSantos) foi instalada em junho de 2005, pelo então diretor do Centro de Ciências da Educação da UniSantos, professor Dráuzio da Costa Pires de Campos, com os objetivos de promover a continuidade da proposta pedagógica de Paulo Freire, estimular estudos sobre o pensamento desse autor e desenvolver projetos relacionados a ações de construção da cidadania e à produção de novos conhecimentos.
Mais recentemente, desde 2014, a Cátedra Paulo Freire esteve sob a coordenação da profa. Dra. Ivanise Monfredini e vice-coordenação do prof. Dr. Luiz Carlos Barreira, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), focalizando projetos com vistas à formação de sujeitos sociais para a emancipação, o pleno exercício de suas capacidades individuais, sociais e políticas. Com essa perspectiva, a Cátedra buscou realizar iniciativas que permitissem melhor compreender desafios atuais vivenciados pela população da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).
Nessa nova etapa de funcionamento, a Cátedra passará a ser coordenada pelo prof. Dr. Alexandre Saul, com a colaboração da profa. Dra. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Ambos são professores permanentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação dessa Universidade.