Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 7   •   nº 153   •   Santos, 20 de março de 2014

 
Telessaúde UNISANTOS estimula projetos de iniciação científica

O Núcleo Telessaúde UniSantos, implantado em 2012, cujo objetivo é qualificar e fortalecer a estratégia de Saúde da Família, além de ações de educação permanente, por teleducação interativa, tem proporcionado novos espaços para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de iniciação científica. Integrados ao Grupo de Pesquisa Ambiente e Saúde, do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, dois projetos de iniciação científica, de alunos do curso de Enfermagem, estão sendo desenvolvidos desde agosto de 2013.  

A partir do programa telessaúde implantado no município de Praia Grande, os alunos do 9º semestre do curso de Enfermagem, Natália Ramos Alberto e Daniel Ovale de Souza Tan desenvolvem, respectivamente, os projetos “Avaliação da implantação de Teleconsultoria e segunda opinião formativa em Tuberculose no município de Praia Grande”  e “Avaliação da implantação de EAD em Tuberculose no município de Praia Grande”. Bolsistas do PIBIC/CNPq, eles foram incentivados pela professora mestre Luzana Mackevicius Bernardes, co-orientadora dos projetos, pesquisadora e doutoranda em Saúde Coletiva, cujo projeto de pesquisa avalia a implantação do programa em Praia Grande.

Integrante da equipe gestora do Núcleo Telessaúde UniSantos e do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, a professora doutora Lourdes Conceição Martins, que também faz parte do grupo de pesquisa, é a orientadora do trabalho de doutorado e dos projetos de Iniciação Científica.

Telessaúde – Em Praia Grande, o programa já realizou treinamento, na primeira etapa, com 100 funcionários, entre médicos, enfermeiros e dentistas. Também já foram realizados cursos de Tuberculose a distância. Desenvolvido pelo Departamento de Educação a Distância,  com foco no diagnóstico e tratamento, o programa apresentou artigos, teorias, textos e vídeos com professores e profissionais da área, graças a parceira com o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, por meio da coordenação estadual  do Programa de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo.

 


Professora Luzana, Natália e professora Lourdes trabalham com pesquisas relacionada ao Telessaúde

 

 

 

 

 
Profissionais da área de saúde da
Praia Grande participam de
treinamento na UNISANTOS

 

 

 

 


 

 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br