Atividades práticas auxiliam
formação de alunos de arquitetura
Aplicar o conhecimento teórico
em projetos práticos. Esse é o objetivo do trabalho proposto pelos
professores mestres José Maria de Macedo Filho e Gino Caldatto Barbosa,
na disciplina Projeto de Arquitetura IV, aos alunos do 4º semestre de
Arquitetura e Urbanismo.
Neste semestre, o desafio
apresentado pelos professores é a elaboração de um projeto de habitação
estudantil integrada ao Campus Dom Idílio José Soares. Para tanto,
alunos e professores visitaram o Campus e o seu entorno, na manhã da última
quarta-feira (21).
“Propusemos que projetem
uma habitação estudantil considerando essa questão de morar e estudar no
mesmo espaço, criando espaços integrados e considerando o entorno”,
explicou o professor José Maria. Após coletarem dados técnicos do local e
conhecerem a região que circunda o Campus, os alunos deverão produzir,
coletivamente, uma maquete do entorno e apresentar projetos individuais
com propostas da habitação.
Para os alunos as
atividades práticas são um diferencial na formação e um complemento do
aprendizado. Izabela Volpi Fernandes Aguiar disse que esse tipo de
atividade acrescenta conhecimento e oferece segurança àqueles que
futuramente atuarão na cidade. “É bom desenvolver esse tipo de trabalho
para no futuro ter base para atuar no mercado”, analisou.
Nathália Moraes da Costa
Marques também valoriza a atividade extraclasse e acrescenta que para os
estudantes de arquitetura é fundamental esse tipo de atividade.
“Visitando o local podemos perceber onde nasce o sol, características de
circulação e do entorno e projetar algo. É bem interessante”, explicou. |
|
Alunos de Arquitetura durante
visita ao Campus Dom Idílio
Izabela Aguiar registra espaço para desenvolver seu projeto
Professores explicam
in loco as características arquitetônicas
|
|
|