Alunos que integram o Pibid
conhecem diferentes países
Alunos do 7º ano da Escola
Municipal Mário de Almeida Alcântara estiveram no Campus Dom Idílio José
Soares, no último dia 4, e conheceram um pouco mais sobre a cultura
dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Irlanda, Inglaterra, Canadá e
Austrália. Sob a orientação de alunos do 3º semestre do curso de
Letras/Inglês, eles assistiram a um vídeo de cada país, tiraram dúvidas
e realizaram pesquisa no Laboratório de Informática. No dia 8, eles
apresentaram o resultado do trabalho, por meio de cartazes, elaborados
na própria escola.
As atividades fazem parte
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid),
fruto de parceira entre a UNISANTOS e a Capes/MEC. A ação integra o
trabalho desenvolvido por meio do subprojeto Letras/Inglês, sob a
responsabilidade do coordenador do curso, professor mestre
José Martinho Gomes. Segundo ele, o projeto representa um ganho na
formação dos alunos-bolsistas da Universidade e contribui muito para a
aprendizagem dos estudantes das escolas públicas.
Professora de Inglês e
bolsista do projeto na escola, Thais Jesus de Oliveira da Silva disse
que a atividade foi muito importante, pois os alunos conheceram uma nova
realidade e perceberam a importância do idioma. Ela destacou ainda que
os bolsistas da UNISANTOS têm contribuído para o aprendizado dos alunos
e a interação é rica, pois eles também ficam mais próximos da realidade
em sala de aula.
Para a aluna do curso de
Letras, Priscilla Reis Esteves Maria, a experiência já fez com que ela
pensasse em atuar com esta faixa etária, o que não imaginava há tempos
atrás. Segundo ela, todas as atividades são registradas em forma de
relatórios diários, semanais e semestrais. “Contribuímos em diferentes
projetos e desenvolvemos atividades lúdicas, com música, dança e jogos
educativos”, destacou.
Jorge Luiz de Oliveira
também está no 3º semestre do curso de Letras. Ele disse que o trabalho
é muito gratificante e que a experiência está sendo um diferencial para
a sua formação. Destacou, ainda que, de forma interativa e dentro de uma
proposta construtivista, o projeto orienta, ajuda o aluno a ter mais
embasamento teórico e prático.
Aprendizado – Lucas
Reis Luiz de Lira, 12 anos, estava animado com a atividade e disse que
aprendeu sobre o clima dos países, os esportes, danças e músicas que são
bem diferentes do que ele conhecia. Aos 14 anos, Euline da Conceição
contou que o que mais chamou a atenção foi a Universidade. Disse que tem muita vontade de aprender
Inglês e a atividade ajudou bastante para isso.
“Achei bem interessante,
bem legal aprender sobre os países”, contou Laila Tamires Vieira Cardoso
da Silva, 12 anos. No Laboratório de Informática, ela estava ansiosa
para ver a impressão do material que selecionou. “A gente tá aprendendo
muito, fazendo bastante coisa”.
Projeto – Única na
região selecionada para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência (Pibid), da Capes/MEC, a UniSantos teve o projeto aprovado
integralmente. Em agosto do ano passado, os primeiros 129 alunos dos
cursos de Licenciatura foram selecionados e deram início às atividades
nas escolas municipais Florestan Fernandes, Mário de Almeida Alcântara,
Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro.
O trabalho da UNISANTOS na
formação de professores, há mais de 50 anos, foi fundamental para a
aprovação do projeto. Uma equipe foi formada para essa concepção, com a
participação dos professores Roseane Marques da Graça Lopes, Fábio
Maimone, Apareceda Maria Meneguim, Cléber Ferrão Correa e Rosangela
Ballego Campanha. |
|
Alunos do curso de Letras
coordenaram as atividades
Estudantes realizaram
pesquisa no laboratório de informática
Priscilla Esteves destaca
experiência
que projeto proporciona
Jorge Oliveira ressalta
diferencial
para sua formação
Laila da Silva estava
ansiosa para impressão do material
Lucas disse que aprendeu
sobre o clima, esportes, danças e músicas dos países
Euline disse que o que
mais chamou a atenção foi a Universidade
|
|
|